28/04/2024

JOGOS ESCOLARES

No Cone Sul, abertura da fase regional do Joer impulsiona prática esportiva entre estudantes

22 de junho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Solenidade de abertura foi marcada pela apresentação das delegações participantes

Para impulsionar o esporte e valorizar os estudantes, o Governo de Rondônia realizou na noite de quarta-feira (21) a abertura da fase regional dos Jogos Escolares de Rondônia – Joer, no Cone Sul. As competições ocorrerão em Cerejeiras até domingo (25), com a participação de 855 atletas. A solenidade foi marcada pela apresentação das delegações participantes, a passagem com a tocha e acendimento da pira olímpica; com apresentação de ginástica rítmica, e o tema do Joer de 2023: Paz, também foi lembrada na apresentação musical.

Governo de Rondônia reforça ações de incentivo ao esporte

O governador Marcos Rocha, que está na região realizando ações do Governo Itinerante, ressaltou o desejo de que a paz , tema do Joer, esteja no coração de todos os participantes.

“O Governo de Rondônia incentiva o esporte também por meio do Joer, e essas disputas estão ocorrendo através da união de todos, parabéns aos estudantes, aos pais, aos professores, aos prefeitos, todos que estão empenhados nos jogos escolares, e o que desejamos é que as competições aconteçam com respeito, valorização e reconhecimento dos que se saírem melhores, e que a paz esteja em nossos corações”, afirmou.

A secretária de Estado da Educação – Seduc, Ana Pacini, ressaltou que os jogos escolares são importantes por resgatarem e fortalecerem valores.

“O trabalho da Educação está cada vez melhor, com muitos investimentos e o incentivo do esporte pelos jogos escolares que trazem mais desenvolvimento cognitivo e o resgate de valores”, destacou.

A prefeita de Cerejeiras, Lisete Marth, agradeceu o apoio do Governo de Rondônia em diversas ações de desenvolvimento para a cidade e ressaltou a alegria da cidade ser a sede das competições da fase regional do Joer, na região do Cone Sul do Estado.

Momento em que os alunos levaram a tocha até a pira olímpica

A estudante Ana Karoline de Souza é a capitã do time de handebol da Escola Tancredo de Almeida Neves e pontou o quanto os jogos escolares abrem portas para que os estudantes sonhem em avançar no esporte.”Nós somos bicampeãs estaduais, sexto lugar no brasileiro, e o Joer é muito importante por nos dar a oportunidade de visibilidade para podemos chegar a um time nacional”, explicou.

REGIONAL

Os atletas são das cidades de Vilhena, Corumbiara, Colorado do Oeste, Cabixi, Chupinguaia, Pimenteiras do Oeste e Cerejeiras, contemplando 41 escolas, sendo 25 estaduais, seis municipais, uma federal, cinco particulares, duas Apaes, uma indígena e uma de família agrícola.

Os campeões desta fase representarão suas regionais nas fases estaduais dos jogos escolares de Rondônia que acontecerão entre os dias 13 a 16 de julho – fase estadual, modalidades individuais, em Porto Velho; 31 de julho a 9 de agosto – fase estadual juvenil, em Cacoal; 26 de setembro a 5 de outubro – fase estadual infantil, em Ji-Paraná; e 11 a 15 de outubro – fase estadual paraolímpica.

Texto: Vanessa Moura
Fotos: Frank Néry