Governo de Rondônia
27/04/2024

PALÁCIO GETÚLIO VARGAS

Museu Palácio Rio Branco é referência para projeto Palácio da Memória Rondoniense

11 de junho de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

O superintendente Estadual de Esporte, Cultura e Lazer (Secel), Rodnei Antônio Paes, e a diretora de Museu Ednair Rodrigues do Nascimento se reuniram em Rio Branco com a presidente da Fundação Elias Mansur, Karla Kristina de Oliveira Martins, e com o coordenador do Museu Palácio Rio Branco Moisés Bezerra de Morais para visita técnica aos equipamentos culturais acreanos, como teatro, museus e espaço Usina da Arte.

Eles conversaram, dentre outros assuntos, sobre o processo de constituição e requalificação do Palácio Rio Branco, antiga sede do Governo do Estado do Acre, hoje museu histórico. Segundo a presidente da Fundação Elias Mansur, essa transição foi importante para o Acre porque representou a formação de identidade histórica-cultural local, agregando acervos espalhados em diferentes espaços.

A visita foi motivada pelo governador Confúcio Moura, que ao conhecer o espaço vislumbrou a oportunidade de troca de experiências para a elaboração do projeto de ocupação do Palácio Presidente Vargas, que se tornará “Palácio da Memória Rondoniense” e agregará todo o acervo museológico e cultural pertencente ao estado de Rondônia.

O superintendente Rodnei Paes registrou que a  visita foi muito importante para a consolidação das ideias referentes ao processo de ocupação do Palácio Getúlio Vargas, e que apesar da importância desta experiência não se trata do primeiro passo, pois a Secel já  trabalha para que o projeto se torne realidade.

Segundo ele, a Secel realizou o I colóquio de Museu, Sociedade e Cultura e a minuta do termo de referência para a contratação de uma empresa para elaborar o projeto básico está na fase final. Tão logo seja finalizado, o texto  será publicado, dando prosseguimento ao projeto.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Amabile Casarin
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Educação, Governo, Obras, Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo