Museus

Museologia e Patrimônio foram temas de debate na abertura da Semana Estadual de Museus

19 de maio de 2012 | Governo do Estado de Rondônia

1Na manhã da última sexta-feira (18), no auditório do Ministério Público Estadual, foi aberta a Semana Estadual de Museus que faz parte da programação da 10ª Semana Nacional, promovida pelo Instituto Nacional de Museus – IBRAM e traz o tema “Museus em um mundo em transformação: novos desafios novas inspirações”.

Acadêmicos e professores dos cursos de Biologia, Ciências Biológicas, e Arqueologia além de professores e alunos da rede pública, pesquisador do Museu Paraense “Emilio Goeldi”, pesquisadores do Scientia Consultoria, arqueólogo do Iphan Danilo Curado e procurador do Iphan Ricardo Leite entre tantos outros participantes, movimentaram os debates.

Na ocasião o secretário dos Esportes, da Cultura e do Lazer, Francisco Leilson “Chicão”, falou sobre o histórico do Museu Estadual de Rondônia e dos projetos de modernização e reestruturação que devem iniciar em breve.

O secretário lembrou ainda, que a agenda de ações relacionadas à museus é extensa “Vamos promover capacitação dos servidores e elaboração do plano de museus Estadual e dos demais municípios e ainda este ano teremos a atividade Conexões, uma promoção do IBRAM que deve acontecer nos dias 20, 21 e 22 de setembro e visa a capacitação dos museólogos da região” finalizou.

A Semana Estadual de Museus segue até o dia 24 de maio com palestras e oficinas, conforme programação abaixo.

Dia 21 de maio de 2012

Local: Teatro Banzeiros

20h00 Palestra e debate sobre “Museus em um Mundo em Transformação – novos desafios, novas inspirações”Palestrante Museóloga Valéria Abdalla, da Divisão Educativa do Museu Histórico Nacional, do Rio de Janeiro.

22 a 24 de maio de 2012

Local: Auditório da UNIR / Centro

08h00 –12h00

14h00-

18h00

Oficina: Plano Museológico – implantação, gestão e organização dos museus.Ministrante: Prof. Valdemar de Assis Lima, Bacharel em Museologia com habilitação em Museus de Arte e Museus de História, pela Universidade Federal da Bahia – UFBA e Pós-Graduado em Arte Educação, pela Escola de Belas Artes da UFBA. Atualmente é Técnico em Assuntos Culturais / Museólogo do Departamento de Processos Museais (DEPMUS) do Instituto Brasileiro de Museus(IBRAM) / Ministério da Cultura(MinC).

Texto: Emilli Sousa
Fotos: Emilli Sousa