27/04/2024

Movimento Maio Amarelo conscientiza alunos por um trânsito mais seguro

13 de maio de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

A palestra sobre Maio Amarelo movimentou os alunos da escola

A Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc) está participando ativamente do Movimento Maio Amarelo 2019 com palestras sendo realizadas nas escolas da rede estadual de educação de Rondônia. O mote aprovado pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), sugerido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, é ” No Trânsito, é o Sentido é a Vida”.

Na última sexta-feira (10), na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cécilia Meireles, localizada em Vilhena, os alunos estiveram reunidos para participar da campanha educativa para motivar atitudes seguras no trânsito, como não dirigir depois de beber e não desrespeitar os limites de velocidade.

A coordenadora Regional de Educação de Vilhena, professora Marizete Rover, afirmou que além do tema “No Trânsito, o Sentido é a Vida”, foram sugeridos os seguintes temas das Campanhas Educativas de Trânsito para 2019:

• Maio – Ações de apoio ao Maio Amarelo, campanha da sociedade por um trânsito seguro.
  • Junho – Riscos de acidentes, como evitá-los?
  • Julho – A importância de equipamentos de segurança para moto e motociclistas (capacete, calçado).
  • Agosto – Comunicação em trânsito – A importância de ver e ser visto.
  • Setembro – Celular ao volante: por que não usar?
  • Outubro – Os limites de velocidade existem para lhe proteger.

Servidoras usaram o amarelo durante a palestra na escola

• Novembro – Ultrapassagens: como executá-las com seguranças.
  • Dezembro – Como dirigir em condições adversas? (chuva, neblina, queimadas).

Frases foram sugeridas e que podem ser usadas durante as campanhas nas escolas da rede pública estadual. São elas:

• Faça a sua parte por um trânsito mais seguro.
  • Vamos juntos reduzir as mortes no trânsito.
  • No trânsito a vida é mais importante.
  • No trânsito, gentileza e segurança andam juntos.
  • Deixe a pressa de lado e dê valor à segurança.
  • Desconecte-se do celular e dê atenção ao trânsito.

Assim como em 2018, o tema escolhido para a sexta edição do Movimento Maio Amarelo propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.

Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Marizete Rover