Governo de Rondônia
16/04/2024

RELIGIOSIDADE

Missa de Pentecostes marca encerramento da Festa do Divino Espírito Santo em Costa Marques

30 de maio de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

A romaria percorreu durante 50 dias a região do Rio Guaporé, visitando a margem boliviana e brasileira

A Festa do Divino Espirito Santo em Costa Marques, teve seu encerramento marcado pela missa de Pentecostes na Igreja Basílica Menor, que aconteceu na manhã de domingo, 28, no município de Costa Marques. O Governo de Rondônia por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – Sejucel, garantiu recurso com verba de emenda parlamentar do deputado Laerte Gomes, destinada à alimentação dos fiéis no período do festejo.

No sábado, 27, a programação teve início com um café da manhã, ofertado pelos promesseiros, com procissão até o meio dia, e à noite houve o levantamento do Mastro Sagrado de 23 três metros com as cores do Divino Espírito Santo. Já no domingo, 28, houve procissão pela manhã e a escolha dos novos membros da coroa do ano seguinte, encerrando o evento com a Missa de Pentecostes.

Basílica Menor em Costa Marques

O governador Marcos Rocha destaca o que evento movimenta o turismo na região. “A Festa do Divino em Costa Marques não apenas fortalece os laços comunitários, mas também movimenta a economia local enaltecendo a rica cultura de Rondônia. O Governo do Estado está trabalhando para preservar as tradições culturais e religiosas”, enfatizou.

A imperatriz da coroa deste ano foi Magnólia Gonçalves Marques, bisneta de Costa Marques que explicou sobre a peregrinação.” A romaria percorreu durante 50 dias a região do Rio Guaporé visitando a margem boliviana e brasileira. Faço parte da comunidade de Costa Marques há mais de 30 anos. É muito gratificante participar de tudo isso, meu pai foi imperador, meu tio também, minha mãe foi secretária da imperatriz, eu continuo o legado da família”, disse.

A devota Maria do Rosário, conhecida como Pororoca, conta sobre a felicidade em ver o poder público valorizando este evento. “Estamos muito orgulhosos por nossa festa de fé ter se tornado patrimônio histórico de Rondônia. É um evento que movimenta nossa cidade, valoriza a cultura e gera economia. Só na minha casa ficaram hospedadas 13 pessoas, uma delas veio para pagar uma promessa por uma benção recebida”, contou.

O próximo festejo será na Comunidade de Real Forte Príncipe da Beira em 2024.

PATRIMÔNIO CULTURAL E IMATERIAL

Com a finalidade de enaltecer o valor histórico, cultural e social do principal ritual festivo rondoniense, o Governo de Rondônia sancionou a Lei n° 5.252, de 11 de janeiro de 2022, que reconhece a Festa do Divino Espírito Santo, no Vale do Guaporé, como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado.

A celebração ao Divino Espírito Santo acontece há 126 anos em terras rondonienses. A Festa do Divino Espírito Santo de Rondônia é conhecida como única romaria aquática, percorre mais de 1360 km do Rio Guaporé e seus afluentes (Rio Paraguai, Rio São Miguel, Rio Branco) durante 50 dias, tanto nas margens direita quanto na esquerda, onde estão localizadas aldeias indígenas e comunidades boliviana.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Amorim
Fotos: Juan Pantoja e Maria do Rosário
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cerimônia, Cultura, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Lazer, Rondônia, Sociedade, Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo