Governo de Rondônia
27/04/2024

INTERCÂMBIO

Mediação Tecnológica de Rondônia é apresentada como referência de ensino mediado durante encontro formativo em Goiás

08 de março de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

A formação contou com a participação de cerca de 750 professores que atuam nas salas de aula da Mediação Tecnológica

O Governo de Rondônia está presente nas atividades formativas da Mediação Tecnológica, participando do “3º Encontro de Formação Continuada para Profissionais do Ensino Mediado Goiás Tec 2024”. Dois servidores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) contribuem no evento, que encerra nesta sexta-feira, em Caldas Novas (GO). Participam cerca de 750 professores, que atuam nas salas de aula da Mediação Tecnológica do estado de Goiás.

Durante o painel de experiências, a coordenadora de Mídias Educacionais da Seduc, Daniele Brasil, e o gerente Rogério Cajueiro, compartilharam as experiências na Mediação Tecnológica no ensino de Rondônia, um dos estados pioneiros no modelo de ensino mediado no país, e que tem inspirado outros centros pelo Brasil. “Apresentamos palestras e promovemos o intercâmbio de informações entre as Mediações Tecnológicas de Rondônia, Amazonas e Goiás. O tema, “Ampliando a perspectiva pedagógica de educação básica mediada em Goiás” promove, a partir da troca de experiências, propostas de práticas pedagógicas dinâmicas e inovadoras, e que versem pela qualidade em inovação e tecnologia, a fim de atender às peculiaridades e aos princípios da equidade dos estudantes de comunidades indígenas, quilombolas, ribeirinhos e residentes em áreas de produção agrícola e pecuária”, explicou.

ENSINO MÉDIO 

A proposta é atender o Ensino Médio com metodologia inovadora

O Projeto Ensino Médio com Mediação Tecnológica, constitui-se, numa importante iniciativa, que reflete o compromisso do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, em promover o fortalecimento e a expansão do Ensino Médio, combatendo as desigualdades educacionais por meio da defesa do ensino de qualidade para todos, investindo prioritariamente no atendimento à juventude.

O objetivo é oferecer às comunidades de difícil acesso, e com demanda reprimida, melhores condições de cidadania, de trabalho e de inclusão social aos estudantes desse segmento populacional. O Projeto propõe atender o Ensino Médio com metodologia inovadora, por meio de transmissão via satélite das aulas ao vivo. Com transmissão em tempo real, as aulas ministradas em estúdio chegam às salas de aulas, utilizando a melhor solução tecnológica disponível, em larga escala, no sistema público e para a Educação Básica.

FORTALECIMENTO

No Estado, o Projeto iniciou no ano de 2016, e atendeu 2 mil alunos, em 85 escolas, no primeiro ano. Atualmente o Projeto atende ao 1º, 2º e 3º ano, em 122 escolas, com um alcance de 5.553 alunos. As aulas são ministradas por professores habilitados nos componentes curriculares, ao qual têm formação especifica, para com eficiência proporcionar a construção de saberes aos educandos inseridos na modalidade de ensino, extinguindo assim, a desigualdade entre o ensino urbano e rural.

Conforme destacado pelo Governo de Rondônia, é direito de todo e qualquer estudante ter acesso à educação, seja onde estiver. O propósito de existência da Mediação Tecnológica é atender justamente a esse direito.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Elaine Santos
Fotos: Dani Brasil
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cerimônia, Educação, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Porto Velho, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo