Governo de Rondônia
18/07/2024

FESTA FOLCLÓRICA

Magia e tradição com Az de Ouro no Arraial Flor do Maracujá

15 de junho de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Boi-bumbá Az de Ouro se apresenta no dia 27 de junho, às 21h30, no Arraial Flor do Maracujá

Dia 27 de junho, às 21h30, a Arena do Flor do Maracujá será palco de uma das mais tradicionais manifestações culturais de Porto Velho: a Agremiação Folclórica Cultural Nação Az de Ouro, Boi-Bumbá Az de Ouro. O grupo, fundado em abril de 1991, promete encantar o público com suas cores vibrantes, na 40ª edição do Arraial Flor do Maracujá, que acontece entre os dias 21 e 30 de junho, no Parque dos Tanques, em Porto Velho. O evento é organizado pelo governo de Rondônia.

O Boi-Bumbá Az de Ouro é facilmente reconhecido por suas cores oficiais: azul e branco. Composto por 100 componentes, inclui figuras de destaque como a porta-estandarte, Rania Cavalcante e a sinhazinha da fazenda, Kary Ferreira, além de outros personagens importantes como a rainha da marujada, sinhazinha, boi evolução, pajé, cunhã-poranga e rainha do folclore. Os ensaios do grupo acontecem de segunda a sexta-feira, das 20h às 22h, na Associação de Moradores do Cristal da Calama (Amac).

O governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou a importância cultural do evento, ressaltando o reconhecimento como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do estado.

“O Arraial Flor do Maracujá promove a nossa cultura e tradições. O estado busca estimular o comércio, e assim, gerar oportunidades de emprego para os moradores da região. O sucesso desse evento é resultado do engajamento dos grupos em realizarem apresentações grandiosas”, ressaltou.

TRADIÇÃO DE A a Z

A história do Boi-Bumbá Az de Ouro teve início durante uma descontraída jogatina de baralho entre amigos, quando uma carta de “az de ouro” foi jogada na mesa. Os fundadores da agremiação souberam que tinham encontrado o nome perfeito para o boi. Desde então, o Az de Ouro se consolidou como um dos bois mais antigos e respeitados da região.

A tradição do Az de Ouro é uma herança passada de pai para filho. O grupo foi originalmente fundado por Raimundo Guedes, e hoje é liderado por sua filha, Andréia Guedes, que assumiu a presidência após o falecimento do pai, mantendo viva a paixão e o legado familiar. Sob sua liderança o boi continua a crescer e encantar novas gerações de espectadores.

Sinhazinha da fazenda, Kary Ferreira, com o boi Az de Ouro

“A expectativa para a apresentação deste ano é imensa. Temos nos dedicado intensamente nos ensaios e estamos preparando um espetáculo ainda mais vibrante e emocionante para o público. Cada detalhe, desde as coreografias até as fantasias, foi cuidadosamente pensado para honrar nossa tradição e encantar todos os presentes. Estamos ansiosos para mostrar a beleza e riqueza cultural do Boi-Bumbá Az de Ouro, no Arraial Flor do Maracujá”, disse a presidente do grupo.

Cada apresentação do Az de Ouro é um espetáculo de cultura, história e emoção, que reúne danças coreografadas, músicas tradicionais, e uma narrativa que celebra a rica herança cultural da região. Para quem deseja vivenciar uma noite de pura magia e tradição; a apresentação do Boi Bumbá Az de Ouro é imperdível. Mais do que um espetáculo, é uma celebração da cultura, da comunidade, dando continuidade à uma paixão que atravessa gerações.

O titular da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Junior Lopes faz um convite especial à população para participação no evento, que é um referencial na celebração da cultura popular. “Venham prestigiar o Arraial Flor do Maracujá e se encantar com a beleza e diversidade das manifestações culturais. É uma festa para toda a família, cheia de alegria e tradições”, evidenciou.

Confira a programação e agremiações do Arraial Flor do Maracujá

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Marina Espíndola
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
40ª Arraial Flor do Maracujá, Cerimônia, Cidadania, Cultura, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Lazer, Municípios, Porto Velho, Porto Velho, Rondônia, Serviço, Sociedade, Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo