Governo de Rondônia
29/03/2024

Cultura

Lançamento do livro sobre Marise Castiel atrai grande público

01 de novembro de 2013 | Governo do Estado de Rondônia

2“Professora Marise Castiel e Rondônia: Educação, Cultura e Política” é o título da obra escrita por Sandra Castiel, na qual retrata e resgata a participação de dona Marise no contexto educacional e outros meios da história rondoniense.

Amigos e familiares de dona Marise Castiel  participaram do lançamento do livro escrito em sua homenagem por Sandra Castiel, sua filha. O evento ocorrido na Casa de Cultura Ivan Marrocos na  última sexta-feira (01/11) atraiu muita gente. Os dois ambientes da Casa usados para  receber os convidados – hall e pátio – ficaram lotados.

O livro de Sandra Castiel Fernandes traz à tona fatos históricos relevantes da Rondônia de pelo menos cinco  décadas – parte de 40 a 80 –  e conta a história de uma liderança feminina que se confunde com a do jovem Estado.  A possibilidade de ter na cabeceira a história de uma mulher considerada extraordinária na vida rondoniense atraiu um enorme público. Amigos, ex-alunos, colaboradores, familiares ou simples admiradores; estavam todos lá, e  a grande maioria era de maiores de 50 anos,  que de alguma forma sentiam-se homenageados também com o livro de Sandra Castiel e que só fizeram aumentar o brilho da festa, que teve até música ao vivo com o Conjunto Modera Som, com canja do cantor e compositor Sílvio Santos.

Nos discursos sempre o destaque para a personalidade de Marise Castiel, que foi séria e austera sem deixar de ser meiga e respeitadora. Natalina Hubner, professora paraense que durante anos atuou ao lado de Castiel na Educação, exaltou suas grandes qualidades como educadora e enalteceu a vida pública da amiga homenageada. Cantou em sua homenagem uma canção, cujo refrão diz: “um pouco de perfume nas mãos de quem oferece rosas, na mão de quem é generosa …”, lembrando que a canção fala com exatidão da homenageada.

O professor Abnael Machado, ex-aluno de Marise, fez um longo discurso,  no qual não se cansou de falar das qualidades de quem fez a educação em Rondônia  avançar muitas décadas em poucos anos.

A autora, Sandra Castiel, lamentou o ostracismo dado a Marise Castiel por aqueles que não relevam e não consideram a história de Rondônia e salientou que o livro é um resgate que se faz a muitos pioneiros, “que ao que parece, propositadamente foram esquecidos”.
A obra já pode ser adquirida nas lojas da Livraria Exclusiva ao preço de R$ 50 reais. Segundo a própria autora, o livro é ideal para uma reflexão histórica da formação do Estado.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Alice Thomaz
Fotos: Marcos Freire
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Governo


Compartilhe


Pular para o conteúdo