JIR

Jogos Intermunicipais de Rondônia iniciam com disputas em 13 modalidades esportivas, nesta sexta-feira

06 de novembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

O JIR vai contar com a participação de 2.020 atletas, 780 dirigentes técnicos, coordenação e equipe de apoio

Com o objetivo de oportunizar a continuidade à integração e prática esportiva entre os atletas dos municípios do Estado, será realizado nos dias 10 a 22 de novembro, os Jogos Intermunicipais de Rondônia (JIR). O evento esportivo foi instituído pelo Governo de Rondônia, por meio do Decreto nº 1.622, de 25 de outubro de 1983.

Os Jogos Intermunicipais de Rondônia, que foram realizados pela primeira vez no ano de 1983, chegam à sua 14ª edição, e pela primeira vez após 40 anos de criação, as competições acontecem em Porto Velho. Neste ano, o JIR, que é realizado pela Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), vai contar com a participação de mais de 2 mil atletas, 780 dirigentes técnicos, coordenação e equipe de apoio.

Para o titular da Sejucel, Júnior Lopes, a retomada dos Jogos Intermunicipais marca mais um momento relevante para o Estado.  “É mais um evento esportivo sendo retomado após dois anos, e pela primeira vez, nossa Capital é sede do JIR. Tenho a certeza que será um sucesso para todos, tanto organizadores quanto competidores, que virão de diversas partes do Estado”, destacou.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, “o esporte é um instrumento para a transformação de vidas, e o Governo de Rondônia apoia o evento, que vai contar com a participação de atletas de alto rendimento, competindo em várias modalidades”, pontuou.

ABERTURA
A abertura oficial dos Jogos Intermunicipais de Rondônia ocorre na sexta-feira (10), às 19h30, no Ginásio Cláudio Coutinho e a entrada é franca para o público, que poderá assistir a todas as partidas das modalidades a serem disputadas. Além disso, o evento terá a participação especial do ex-jogador de futebol Edílson, que foi campeão mundial de futebol com a Seleção Brasileira em 2002 e foi ídolo do Corinthians, tendo atuado também no Palmeiras, Flamengo, Cruzeiro, dentre outros.

Futsal será uma das modalidades disputadas durante o JIR

MODALIDADES

Os atletas vão competir em 13 modalidades esportivas: Atletismo, Capoeira, Judô, Karatê, Tênis de Mesa, Ciclismo, Xadrez, Futebol Society, Futsal, Basquetebol, Handebol, Voleibol e Vôlei de Praia. Mais do que uma simples competição, é uma oportunidade de trocarem experiências, valores, cultura e, sobretudo, intensificar em cada um a emoção e o orgulho de serem rondonienses.

LOCAIS DE JOGOS

Os jogos vão se realizar em pontos da Capital rondoniense, tais como:

• Ginásio Cláudio Coutinho;
  • Escola Estadual de Ensino Médio e Fundamental Governador Araújo Lima; e
  • Instituto de ensino superior no Bairro Eldorado.

MUNICÍPIOS PARTICIPANTES

Foram inscritos 16 municípios, que disputaram a fase regional, distribuídos em sete regiões, sendo: Porto Velho (não participou desta fase, por ser sede da fase final, o que lhe garante o direito de participar de todas as modalidades), Candeias do Jamari; Ariquemes; Alto Paraíso; Ouro Preto do Oeste; Presidente Médici; Seringueiras; Pimenta Bueno; Espigão do Oeste; Parecis; Ministro Andreazza; Nova Brasilândia do Oeste; Alta Floresta do Oeste; Santa Luzia do Oeste; Vilhena e Cerejeiras.

Texto: Richard Neves
Fotos: Leandro Morais

Cerimônia, Esporte, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Lazer, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade