Jogos

Jogos Indígenas de Cacoal resgatam identidade cultural

08 de abril de 2011 | Governo do Estado de Rondônia

O diretor da Autarquia Municipal de Esportes em Cacoal (Amec) esteve na Secretaria dos Esportes, da Cultura e do Lazer (Secel) para discutir parcerias para a realização da 5ª Edição dos Jogos indígenas de Cacoal.

De acordo com Romeu Rodrigues, diretor da Amec, Cacoal e seu entorno abrigam em média 20 aldeias entre as etnias Suruís, Cinta Larga e Apurinã.

Os jogos já acontecem há 4 anos, até o ano passado eram realizados na cidade, mas este ano, para garantir a identidade histórica e cultural do evento, a Amec decidiu realizar a competição na Aldeia Gamyr, que fica na linha 14 e apresenta uma boa estrutura para receber os atletas indígenas.

O diretor da Amec explicou que essa aldeia é habitada pelos Suruís, um povo muito receptivo o que facilitará os trabalhos. “Eles são tão amigáveis que no ano passado não tivemos nenhum cartão amarelo durante o campeonato”, brincou Rodrigues.

O secretário da Secel, Francisco Leilson “Chicão”, garantiu o apoio do Governo ao evento e destacou a importância do trabalho realizado pela equipe de Cacoal “Esses jogos são um trabalho de resgate da identidade cultural do nosso povo. Ações como esta garantem que a história do estado se mantenha viva”, afirmou Chicão.

As competições vão acontecer nos dias 15 e 16 de abril, durante as comemorações da semana dos povos indígenas, e serão realizadas pela Prefeitura de Cacoal através da Fundação Cultural e da AMEC em parcerias com outras entidades. Entre as modalidades disputadas estão o atletismo, cabo de guerra, prova do fogo, arco e flecha, futebol e vôlei.

Rodrigues aproveitou a visita para pedir orientações sobre o Conselho Municipal de Esportes, “Queremos fazer a instalação do nosso Conselho para garantir recursos e incluir Cacoal nas políticas públicas do esporte tanto a nível estadual quanto nacional” concluiu o diretor.

Texto: Emilli Sousa