Governo de Rondônia
24/04/2024

FAIXA DE FRONTEIRA

Intercâmbio e debates compõem programação do Encontro Diálogo de Fronteiras que acontece na próxima semana em Porto Velho

06 de junho de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Para discutir as políticas públicas voltadas à fronteira de Rondônia, com os departamentos bolivianos Beni e Pando, e promover intercâmbio entre representantes das instituições com experiências voltadas aos programas, planos e ações de curto e longo prazo, o Governo de Rondônia promove nas próximas terça e quarta (12 e 13), o Encontro Diálogo de Fronteira Rondônia – Beni e Pando, no Rondon Palace Hotel, em Porto Velho.

Coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), por meio do Núcleo Estadual para o Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira (Neifro), a execução do evento também conta com o apoio da Mesa Irmandade.

No ambiente de debates estarão presentes autoridades brasileiras e bolivianas, classe empresarial (exportadores, importadores, despachantes aduaneiros), operadores logísticos, convidados, além dos representantes das instituições que compõem o Neifro e a Mesa da Irmandade. O secretário da Sepog, Pedro Pimentel, disse que o evento vai possibilitar a discussão, em nível estratégico e técnico, das políticas propostas em reunião realizada em agosto passado no município de Costa Marques, que resultou na assinatura da Carta de Costa Marques. “A ideia é conferir legitimidade ao documento. Também temos o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento da Mesa da Irmandade em ação articulada com o Neifro, duas instâncias importantes para alavancar as políticas de fronteira”, disse Pedro Pimentel.

Segundo a gerente de Desenvolvimento e Políticas Públicas da Sepog, Rúbia Lima, serão proporcionados aos participantes um intercâmbio de experiências e direcionamento de atuação da Mesa da Irmandade e Neifro nas políticas propostas pelo Estado. “Será um momento de ensino e aprendizagem envolvendo a coletividade. Representa uma iniciativa onde se promove a investigação e reflexão, garantindo a união entre teoria e prática”, complementou Rúbia.

Programação

A realização de workshops temáticos está entre os destaques no evento com debates de temas como Meio ambiente e Agronegócio, ‘Medicina em pauta: A Educação Superior na Faixa de Fronteira, Comércio de Fronteira – Estratégias frente as tendências do entorno internacional e  Segurança: Monitoramento e Vigilância.

Também estão previstas exposições de cases de sucesso e palestras como, por exemplo, Os avanços do Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável (PDES), documento que aponta as potencialidades de investimento para o progresso de Rondônia até 2030.

Leia mais:
Rondônia mostra na Bolívia experiências tecnológicas bem sucedidas para fortalecimento do setor agropecuário
Empresários da Bolívia destacam importância do Porto Público de Porto Velho para relação comercial com a Bolívia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jane Carla
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Cursos, Distritos, Ecologia, Economia, Evento, Governo, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo