26/04/2024

EDUCAÇÃO

Inscrições para o Festival Estudantil Rondoniense de Arte seguem até sexta-feira, 2

01 de junho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Em cada participação das etapas do festival será enviado o certificado

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) continua com as inscrições abertas para o Festival Estudantil Rondoniense de Arte – Fera. As inscrições que iniciaram no dia 12 de abril serão encerradas nesta sexta-feira (2), podendo ser efetuadas por meio de formulário eletrônico. O festival tem acontecido em formato híbrido com programação presencial e virtual.

De acordo com a gerente de Arte Cultura Escolar Seduc, Sabrynne Sena, o Fera foi dividido em três momentos e regulamentos distintos: Fera Maloca – Mostra Estudantil de Arte e Cultura Indígena destinado a alunos das escolas indígenas estadual; o  Fera – Bandas e Fanfarras; e o Fera – Segmentos Artísticos (cinema – animação, documentário e ficção; dança – solo/duo e conjunto; Artes visuais temática – Rondônia e suas belezas;  Música – Canto, instrumental, grupo vocal e banda; e Teatro).

A novidade deste ano foi a introdução da temática “Rondônia e suas Belezas” para as obras das artes visuais. “O objetivo é o despertar para a valorização da regionalidade. Além disso, no segmento música temos as famosas “banda de garagem” e “grupo vocal”, aprimorando as categorias para brilhar novos artistas no evento ”, destacou Sabryne.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, reforça que eventos como o Fera contribuem no desenvolvimento cultural. “A participação em atividades culturais é importante para revelar talentos artísticos dos estudantes e também é uma oportunidade de maior interação entre os estudantes fora da sala de aula”, destacou.

As inscrições serão por meio de GoogleForms, onde os artistas junto da unidade escolar fazem seu cadastro on-line. Em cada participação das etapas do festival será enviado o certificado via e-mail para o artista e servidores escolares.

De acordo com a titular da Seduc, Ana Lúcia Pacini, as inscrições de todos os alunos são realizadas ainda na fase escolar somente para escolas estaduais  de Rondônia, sendo que os classificados de cada categoria seguem para a fase municipal e depois para análise da curadoria na etapa virtual que é a fase curadoria e por fim, para a fase estadual. Os finalistas classificados pelos curadores vão expor suas obras e apresentar em Porto Velho”, explicou.

O regulamento, calendário e demais informações está neste link: https://linkme.bio/fera_ro

Inscrições: https://forms.gle/8wRqKBZEbaE4Ra2C9

email: culturaescolar@seduc.ro.gov.br

Texto: Elaine Santos