01/05/2024

EDUCAÇÃO

Inscrições para 18ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro seguem abertas até o dia 30

19 de junho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Câmara dos Deputados irá custear as despesas dos finalistas

Estão abertas até 30 de junho, as inscrições para a 18ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro, programa de educação para democracia da Câmara dos Deputados voltado para estudantes do ensino médio de todo o Brasil. O governo de Rondônia por meio da Secretaria Estadual de Educação – Seduc coordena as atividades no estado.

De acordo com a secretária da pasta, Ana Lúcia Pacini desde 2004, o PJB proporciona uma experiência de aprendizagem focada na juventude, que tem espaço para refletir sobre política, democracia e o papel do Poder Legislativo. “O Parlamento Jovem Brasileiro está de volta em um novo formato, no intuito de promover uma experiência mais representativa, democrática e coletiva. O tema deste ano é ‘A educação que queremos’”, explicou.

Os participantes desenvolvem habilidades para o aprimoramento da participação política e para o exercício de uma cidadania ativa. Segundo a coordenadora estadual do PJB, Amanda de Castro Silva, podem participar do programa estudantes regularmente matriculados no ensino médio ou no ensino técnico na modalidade integrada ao ensino médio. “Também podem se inscrever alunos que estejam concluindo o ensino médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos – EJA. Os participantes devem ter entre 16 e 22 anos e não podem ter participado como Deputado Jovem em nenhuma outra edição do PJB”, acrescentou.

Os estudante que desejarem mais informações podem ainda enviar email para o endereço eletrônico: ensinomedio@seduc.ro.gov.br

Para o governador do Estado, Marcos Rocha o PJP é a oportunidade de conectar os jovens do Brasil inteiro que também querem exercer seu poder de transformar a realidade e participar da política. “É muito importante que os jovens aprendam a identificar como problemas locais se conectam com políticas públicas nacionais; liderar conversas sobre temas importantes para a juventude; aprender sobre política, democracia e sobre o que faz a Câmara dos Deputados. Eu reforço o convite aos estudantes rondonienses que se inscrevam no PJP para viver essa experiência”, destacou.

INSCRIÇÕES

A inscrição deve ser feita via formulário eletrônico disponível no link: http://bit.ly/pjbcd  e anexado ao formulário, os seguintes documentos:

– Cópia digitalizada do documento de identidade (RG), frente e verso;

– Comprovante atualizado de matrícula no ensino médio, com informação sobre o ano cursado;

– Cópia digitalizada de autorização assinada pelos responsáveis – de acordo com o modelo indicado – caso seja menor de 18 anos.

ETAPAS

O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado em três etapas: local, estadual e nacional. A Jornada de Aprendizagem Cidadã ocorrerá de 24 de julho a 10 de setembro, com atividades realizadas a distância nas próprias cidades dos alunos inscritos. Nesta fase serão disponibilizadas 1.080 vagas, sendo 40 para cada unidade da federação. As vagas são preenchidas por meio de sorteio eletrônico entre todos os jovens inscritos.

A duração desta etapa é de sete semanas e o objetivo é que cada jovem conheça sua realidade local a partir de uma questão que o mobilize acerca do tema da edição deste ano: “A educação que queremos”. A partir da análise de políticas públicas municipais, estaduais e nacionais e da escuta de outros jovens, cada estudante deverá formular e entregar um discurso como candidato a parlamentar jovem.

Conforme Amanda de Castro a etapa Estadual também será realizada a distância e acontece de 11 de setembro a 10 de novembro. “Para esta fase, são selecionados 108 estudantes – 4 vagas por estado e ao Distrito Federal. É realizada neste período, a seleção do deputado jovem que irá representar os demais na Câmara dos Deputados”, destacou coordenadora estadual do PJB.

ETAPA NACIONAL

Esta etapa será realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília, de 5 a 7 dezembro. Serão disponibilizadas 27 vagas para a etapa nacional, sendo 1 para cada unidade da federação. A missão dos deputados jovens neste momento será aprimorar as ideias e propostas que trouxerem de seus estados e elaborar conjuntamente, uma Carta do PJB à Câmara dos Deputados. Essa carta deverá conter a mensagem que os jovens brasileiros querem transmitir aos deputados federais; suas necessidades, anseios e sonhos para a educação. “Os participantes selecionados para a etapa nacional terão como um de seus desafios, buscar um professor de sua escola, de qualquer disciplina, para apoiá-lo voluntariamente durante a realização das atividades”.

A Câmara dos Deputados irá custear para os finalistas e seus professores apoiadores, as despesas de passagem aérea, hospedagem, alimentação e transporte para o evento em Brasília. As inscrições acontecem até dia 30 de junho, no dia 4 de julho será o sorteio para selecionar 40 estudantes rondonienses.

Um detalhe importante, de acordo com a coordenadora estadual do PJB, é que, caso não tenha inscrições suficientes, as vagas remanescentes serão distribuídas para outros estados. “O objetivo é formar 1.080 estudantes em todo o Brasil, 40 por estado mais o Distrito Federal”, enfatizou.

Mais informações estão disponíveis no regulamento do programa:

Acesse: cd.leg.br/2jjYs9F

– Acompanhe as novidades do PJB 2023 nas redes sociais:

www.instagram.com/escoladacamara

www.facebook.com/escoladacamaradeputados

Rondônia

Coordenadora: Amanda de Castro Silva

Suplente: Heluiza Patricia Lara Mundim

Contatos: (69) 99318-3515

ensinomedio@seduc.ro.gov.br

Rua: Padre Chiquinho s/n – Palácio Rio Madeira

Edifício Rio Guaporé, Reto 1 – 1º andar – Cep: 76801-086; Porto Velho -RO