Governo de Rondônia
28/03/2024

ORÇAMENTO PÚBLICO

Inovação orçamentária para Rondônia: Treinamento Online para a construção do PPA 2020-2023

17 de julho de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Está disponível no portal da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), desde o mês passado, o treinamento “Construindo o PPA” voltado a todos os Servidores do Estado e, principalmente, àqueles que estão envolvidos na elaboração do Plano Plurianual do Governo do Estado (PPA) referente ao exercício financeiro 2020-2023. O treinamento, oferecido por meio do Portal Educação à Distância do Governo do Estado, representa passo fundamental para a construção de um Plano de Governo dentro das exigências dos órgãos de controle, das diretrizes da atual gestão e dos anseios da sociedade.

O PPA é um documento previsto no art.º 165 da Constituição Federal que deve ser elaborado em todo primeiro ano do mandato de um governo.  A gerente de Planejamento Governamental da Sepog, Letícia Batista, explica que o PPA do Estado é composto por programas definidos por cada unidade estadual por meio dos seus PPAs específicos, “porém existe um padrão e exigências que precisam ser seguidas pelos técnicos para que o Plano de Governo atinja com eficiência o objetivo proposto de estabelecer as diretrizes, programas e ações para os próximos quatro anos da administração pública”, explicou a gerente.

Um dos pontos relevantes que os técnicos devem ficar atentos neste processo de construção do PPA é o correto manuseio do Sistema de Planejamento Governamental (Siplag), ferramenta utilizada por estes servidores para o lançamento das ações que compõem o PPA da sua Unidade. O curso aborda cada passo a ser seguido desde o cadastro de um programa até os ajustes de avaliação anual.

A equipe de Planejamento Governamental da Sepog destaca que o treinamento, assim como a utilização do ‘Manual do PPA 2020-2023’ tem imensa importância para que nestes próximos anos o governo do Estado tenha um PPA conciso, transparente e que acima de tudo entregue “Produtos” (resultados) para a sociedade, através da consolidação das informações, padronizações dos conceitos e pressupostos.

“É importante que todos se engajem no trabalho minucioso que foi feito na disponibilização deste treinamento, pois é uma ação nova no Estado. A plataforma ficará disponível durante todo o ano e todos podem ter acesso, auxiliando os órgãos a resolverem os problemas de rotatividades dos servidores que entram e saem deste universo orçamentário”, destacou Letícia.

Para realizar o treinamento, o técnico que não tiver acesso à plataforma de educação à distância deverá realizar cadastro no portal da Sepog para gerar login e senha, em seguida já pode iniciar o curso. Ao concluir o curso o servidor realiza uma prova e já tem direito ao certificado, tudo no mesmo local, de maneira rápida e fácil.

Leia mais:

Área de Ciência, Tecnologia e Inovação reúne maior número de participantes nos debates na Capital visando a elaboração do PPA


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jane Carla
Fotos: Sepog
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Economia, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo