Governo de Rondônia
Thursday, 23 de September de 2021

Especializadas

Governo vai implantar escolas-polos

17 de junho de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

O Governo do Estado dá sequência ao seu plano de governo e prioriza a educação. Na semana passada, durante palestra sobre as ações de governo na III Oficina de Comunicação, o governador Confúcio Moura abordou os projetos de leis que tratam da implantação de várias escolas-polos temáticas em Rondônia e que visam à melhoria na qualidade do ensino.

Escola Abaitará, em Pimenta Bueno, trabalha a agroecologia com seus alunos

Escola Abaitará, em Pimenta Bueno, trabalha a agroecologia com seus alunos

A Escola Abaitará, em Pimenta Bueno, – com especialização em Agroecologia, vem funcionando no corrente ano e o Governo do Estado entende que a mesma deve ser a pedra fundamental para a implantação da futura Universidade Estadual de Rondônia.

O secretário de Estado da Educação de Rondônia, Emerson Castro, disse que cinco escolas-polos temáticas que tiveram seus projetos aprovados recentemente pela Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia e que foram: a Escola do Esporte (Escola Marechal Cordeiro de Farias, em Pimenta Bueno), a Escola Estadual de Ensino Médio Heitor Villa Lobos (Ariquemes), Escola dos Sonhos (Colégio Tiradentes da Polícia Militar II). Escola Estadual Anísio Teixeira (Porto Velho) e a Escola Estadual de Nazaré (Porto Velho).

Angélica Ayres, subgerente da Gerência de Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia, mostrou os objetivos das escolas-polos e que serão implantadas com vistas ao novo conceito da melhoria da qualidade de ensino do sistema estadual. Nominalmente, Angélica traçou um perfil de cada uma das escolas.

ESCOLA CORDEIRO DE FARIA

A Escola Estadual Diferenciada de Ensino Fundamental e Médio Cordeiro de Faria tem por objetivo ofertar educação básica, bem como qualificar cidadãos para atuação profissional e desportista nas diversas áreas referentes ao desporto, com ênfase no desenvolvimento de educandos locais. Outra finalidade é desenvolver a educação profissional e desportista como processo educativo em atendimento às normas vigentes.

A escola deverá promover a integração e a verticalização da educação básica, educação profissional e técnica desportiva, otimizando a infraestrutura física, os quadros de pessoal e os recursos de gestão, além de ser o centro de excelência na oferta do ensino desportivo, estimulando o seu desenvolvimento;

A Cordeiro de Faria irá desenvolver programas de extensão e de divulgação da prática desportiva e atividades de extensão de acordo com os princípios e finalidades da educação profissional e desportista, em articulação com os segmentos sociais e do desporto.

COLÉGIO TIRADENTES DA POLÍCIA MILITAR II – ESCOLA DOS SONHOS

O Colégio Tiradentes da Polícia Militar, em Jacy-Paraná, é uma das escolas-polo espalhadas pelo Estado

O Colégio Tiradentes da Polícia Militar, em Jacy-Paraná, é uma das escolas-polo espalhadas pelo Estado

A unidade escolar Colégio Tiradentes da Polícia Militar II, também conhecida como a Escola dos Sonhos, sediada no distrito de Jacy-Paraná, atenderá, prioritariamente, aos dependentes legais dos militares estaduais e, quando houver disponibilidade de vagas, as crianças do distrito.

O detalhe do Colégio Tiradentes da Polícia Militar II é que a unidade será administrada (diretor geral) obrigatoriamente por um oficial da Polícia Militar de Rondônia, integrante do Quadro de Organização, designado pelo Comandante da Polícia Militar.

Vale ressaltar que o mandato do diretor-geral não terá prazo determinado, condicionando-se à avaliação de desempenho realizada pelo Comandante da Polícia Militar e pelo Secretário de Estado da Educação de Rondônia.

ESCOLA HEITOR VILLA LOBOS

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Heitor Villa Lobos, em Ariquemes, passará a ser denominada Escola Estadual de Ensino Médio Heitor Villa Lobos e será destinada à formação de educandos de Ensino Médio, voltando-se, essencialmente, à formação em tecnologias da informação, por meio do desenvolvimento de grade curricular diferenciada e oferta de cursos técnicos.

A Escola Estadual de Ensino Médio Heitor Villa Lobos desenvolverá suas atividades de educação sob o regime integral, com grade curricular compatível a especificidade da formação em tecnologia da informação.

ESCOLA ESTADUAL ANÍSIO TEIXEIRA

A Escola Estadual Anísio Teixeira, de Porto Velho, funciona com Educação Integral, dedicada à formação de educandos de Ensino Médio, com preparação específica em língua estrangeira voltada para intercâmbios, e ainda, ao atendimento à Educação Básica em suas variadas etapas e modalidades de atendimento, além de Projetos de Ensino com organização didática diversa.

A Diretoria da Escola Estadual Anísio Teixeira poderá valer-se da contratação de tutores, estagiários e oficineiros para o desenvolvimento das atividades de educação integral.

A jornada de trabalho dos tutores será de oito horas, com remuneração de dois salários e o estágio terá duração de quatro horas diárias, sendo pago aos estagiários, a título de bolsa, o valor equivalente a um salário mínimo vigente.

ESCOLA ESTADUAL DE NAZARÉ

A Escola Estadual de Nazaré será destinada a formação de educandos de Ensino Fundamental e Médio, voltando-se, essencialmente à qualificação de trabalhadores da agricultura e música, como meio de desenvolvimento regional e enriquecimento cultural.

Outro objetivo da escola é de formar profissionais aptos às diferentes modalidades de trabalhos agrícolas e prover aos jovens qualificação que aumente a eficiência e produtividade perante a vida em sociedade.

Os estudantes poderão aperfeiçoar conhecimento e capacidade técnica com vistas à qualificação profissional diplomada e a escola pode se tornar centro de referência cultural regional, por meio da inclusão musical na formação dos educandos.

A Escola Estadual de Nazaré vai promover o desenvolvimento regional, a partir da formação de cidadãos aptos a contribuir com a economia e cultura.

O ensino ministrado pela Escola Estadual de Nazaré se processará de forma a atender às diferenças individuais dos alunos, orientando-os de modo eficiente e adequado, conforme a aptidão física e vocacional.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antônio Queiroz - Assessoria Seduc
Fotos: Marcos Freire e Aristides Araújo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação


Compartilhe