23/06/2024

DESPORTO

Governo encaminha projeto de lei à Assembleia confirmando como política de Estado os Jogos Intermunicipais de Rondônia

17 de setembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Em projeto de lei encaminhado à Assembleia Legislativa, o governo de Rondônia confirma como política de estado a realização dos Jogos Intermunicipais de Rondônia (JIR), uma iniciativa que resgata projeto desportivo adotado com esse nome pelo ex-governador Jorge Teixeira de Oliveira, e que durante 25 anos (entre 1987 e 2010) não foi realizado por diversas razões. Em 2011, o evento foi reativado pelo governo, por meio da Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

“Essa lacuna causou um enorme dano à nossa juventude e, consequentemente, um prejuízo sem igual para o esporte do Estado de Rondônia”, diz trecho da Mensagem 180, encaminhada pelo governador Confúcio Moura ao parlamento.

Com a intenção de manter viva a ideia originária do JIR, o governo propõe a continuidade do nome e a fundamentação legal contida no Decreto 1.622, de outubro de 1983, da lavra do ex-governador Jorge Teixeira. À época, como agora, a ideia do JIR é oferecer à juventude oportunidade de continuidade da prática esportiva, e sua realização deve ocorrer em diferentes municípios, anualmente. “A escolha do município sede deverá obedecer a critérios fixados e regulamentados pelo Conselho Estadual de Desporto e Lazer (Conedel)”, afirma o artigo 4º do projeto de lei.

O JIR, conforme a proposta, é a manifestação do desporto de rendimento – o que busca resultado, praticado segundo regras formais, promovendo a integração de pessoas e regiões. Além disso, os Jogos Intermunicipais de Rondônia têm por finalidade propiciar o desenvolvimento integral do cidadão rondoniense como ser social, participativo, autônomo e democrático, contribuindo para o pleno exercício da cidadania; gerar renda e atividade econômica pela oferta de novos empregos, serviços e bens de natureza esportiva e cultural; estimular o desenvolvimento técnico-esportivo das representações municipais, buscando avaliar e apresentar subsídios a partir da análise cientifica, quantitativa e qualitativa e interagir com as demais áreas afins que contribuem no desenvolvimento do esporte rondoniense.

Texto: Mara Paraguassu

Rondônia