Governo de Rondônia
28/04/2024

VALORIZAÇÃO

Governo de Rondônia reconhece Festival de Nazaré e Roda de Capoeira como Patrimônio Cultural

14 de junho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Festival Cultural de Nazaré do Baixo Madeira é uma celebração que acontece há 50 anos

Com o objetivo de garantir a preservação e valorização do patrimônio cultural de Rondônia, o Governo do Estado, por meio do Decreto nº 28.188 de 14 de junho de 2023, reconheceu a Roda de Capoeira Rondoniense e o Festival Cultural de Nazaré do Baixo Madeira como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial, garantindo sua proteção sob a responsabilidade do Poder Público. O parecer foi realizado pela Secretaria da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – Sejucel.

O Festival Cultural de Nazaré do Baixo Madeira é uma celebração que acontece há 50 anos, em Nazaré, distrito de Porto Velho, e pode ser classificado como parte de um conjunto de festejos que ocorrem em comunidades rurais e ribeirinhas; momento em que familiares e amigos se reúnem, reafirmando a identidade cultural e a memória ancestral da região. A dança do seringandô, a quadrilha tradicional, o carimbó e o boi curumim são algumas das apresentações tradicionais do festejo.  O evento acontece este ano, nos dias 28 e 29 de julho.

Capoeira valoriza a vertente cultural, musical e ritualística

Já a Roda de Capoeira Rondoniense, além de suas raízes históricas, mantém ligações com práticas tradicionais das sociedades antigas. A capoeira valoriza a vertente cultural, musical e ritualística, enfatizando o aspecto esportivo, com luta e ginástica corporal.

O governador Marcos Rocha destacou que o objetivo dessa iniciativa é desenvolver e fomentar a cultura e o patrimônio cultural do Estado.

“Além de fomentar a cultura, queremos democratizar o acesso da população a esses eventos, estabelecer a participação do Governo de Rondônia na gestão das políticas públicas para a cultura, contribuindo para o desenvolvimento social, cidadania, educação e geração de renda dos rondonienses”, ressaltou.

O historiador e técnico encarregado dos assuntos relacionados à preservação do patrimônio cultural, histórico e artístico de Rondônia, Alécio Valois enfatizou que essa ação permitirá que o Estado cumpra seu dever de zelar, preservar e cuidar do Patrimônio Histórico Cultural. “O reconhecimento e valorização do patrimônio são essenciais para honrar a memória dos rondonienses que deram início a essas manifestações que fazem parte da nossa história”, afirmou.

REGISTRO

O Decreto nº 27.147, de 11 de maio de 2022, instituiu o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial, reconhecendo assim as manifestações históricas e culturais que contribuíram e continuam contribuindo para a formação da identidade do povo rondoniense, promovendo sua valorização.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Larissa Malta
Fotos: Daiane Mendonça e Leandro Morais
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Sociedade, Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo