Governo de Rondônia
19/04/2024

EDUCAÇÃO E ESPORTE

Governo de Rondônia promove 5ª edição do Festival Paralímpico em Porto Velho; segunda fase será em setembro

22 de maio de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Seduc informa que haverá uma segunda fase do Festival no mês de setembro

O Governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação – Seduc, realizou a 5ª edição do Festival Paralímpico. O evento aconteceu no sábado (20), no ginásio poliesportivo Claudio Coutinho, em Porto Velho. Com ações diretas da Coordenadoria de Educação Física, Arte, Cultura e Esporte Escolar da Secretaria de Estado da Educação – Seduc, cerca de 175 estudantes das escolas da rede pública estadual de ensino da Capital, participaram nas modalidades de tênis de mesa, futsal e atletismo, com idade entre 8 e 18 anos, praticantes ou não de esportes paralímpicos.

De acordo com a titular da Seduc, Ana Lúcia Pacini, o Festival foi promovido em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB, “Tivemos no Festival, estudantes das escolas CEM, da Associação Pestalozzi e as Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio Daniel Nery e Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Flora Calheiros”, explicou.

Participaram do Festival 175 estudantes, nas modalidades de tênis de mesa, futsal e atletismo

Segundo o governador de Rondônia, Marcos Rocha, haverá uma segunda fase do Festival, no mês de setembro deste ano, ” e o evento acontecerá simultaneamente em outros 114 municípios do Brasil, período em que vai acontecer a celebração do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e o Dia Nacional do Atleta Paraolímpico; além de promover a prática esportiva para essas crianças e conscientizar a todos sobre a importância da inclusão de pessoas com deficiência na sociedade”, ressaltou.

Marinalva Pereira da Silva é mãe de um dos competidores e estava na torcida pelo filho, Bernardo Pereira. O adolescente tem 14 anos, cursa a oitava série de ensino fundamental na Escola Cívico Militar Ulisses Guimarães, que fica no Bairro Jardim Santana, na zona Leste da cidade. O adolescente competiu na modalidade tênis de mesa. “Meu filho nasceu com deficiência intelectual cognitiva, e ter a oportunidade de participar de um evento como este, é gratificante, tanto para ele quanto para mim. Sou mãe atípica e travamos lutas diárias para garantir a inclusão dos nossos filhos nos espaços. Faço um apelo aos pais para que tragam seus filhos e os  incentivem a participar de eventos como esses, seja no esporte, na arte, e na cultura em geral. Não desistam dos seus filhos, lutem por eles”, enfatizou.

Participaram estudantes de diversas instituições

Para o coordenador de Educação Física, Arte, Cultura e Esporte Escolar da Seduc, Evangelista Araújo, o evento foi muito importante para promover uma experimentação no esporte paralímpico para as crianças e adolescentes da rede pública de ensino. “Muitas vezes essas crianças não têm a possibilidade de vivenciar o esporte e quando esse tipo de evento acontece, traz uma ótima experiência para esse estudante”, opinou.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Elaine Santos
Fotos: Elena Lopes/Nucom/Seduc
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Esporte, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo