24/04/2024

POLÍTICAS DE PREVENÇÃO

Governo de Rondônia fortalece atuação do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas

11 de dezembro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Nesta semana, equipe do Governo está visitando comunidades terapêuticas em diversos municípios

Uma equipe do Governo de Rondônia, formada por representantes da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), tem percorrido o interior do Estado, visitando as comunidades terapêuticas voltadas ao tratamento e enfrentamento à dependência química. O objetivo é fortalecer a parceria entre Governo e comunidades e também direcionar as atenções para ações de prevenção às drogas.

Liderando a equipe, o presidente do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Conen-RO), David Inácio dos Santos, que também coordena as secretarias regionais de Governo, vinculadas à Sepog, tem levantado, junto aos diretores das instituições, as demandas e os anseios de cada comunidade.

“Estamos visitando e conhecendo todas as comunidades terapêuticas que atuam em Rondônia, buscando levantar quais são as necessidades destas comunidades. O governador, coronel Marcos Rocha nos atribuiu essa responsabilidade, para que Rondônia cresça com a política antidrogas. Neste sentido, o Conen atua tanto na atividade primária, prevenção, como no tratamento e na recuperação”, destacou David, que assumiu o Conen em junho deste ano.

Em Vilhena, a equipe do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, acompanhada pelo secretário executivo regional no Cone Sul, Nilton Gomes Cordeiro, visitou a Associação “Trindade Santa” e também se reuniu com representantes da Comunidade Terapêutica Reviver, do município de Cerejeiras.

Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas atua tanto na atividade primária, prevenção, como no tratamento e na recuperação de dependentes químicos

“Esta visita técnica é de fundamental importância, pois estabelece um contato mais próximo com as comunidades terapêuticas, em busca do fortalecimento desta parceria, junto ao Estado. A atuação do Conen, com a parceria da Sepog, facilita a atuação junto aos municípios, justamente pela proximidade estabelecida através das secretarias regionais do Governo”, enalteceu Nilton Gomes.

Já em Cacoal, uma visita foi feita à Comunidade Terapêutica Abisai, uma instituição preparada para atender aqueles que buscam a recuperação em relação à dependência química. Atualmente, o Governo de Rondônia conta com um convênio com a Abisai, cobrindo o tratamento de 10 acolhidos, mas o objetivo é ampliar os atendimentos.

“É muito necessária essa atenção do Estado à dependência química. Mostra a intenção do Governo de manter uma sociedade protegida do uso de drogas e da dependência, fortalecendo as políticas de prevenção e dando a oportunidade adequada para aqueles que querem se recuperar”, ressalta o secretário Regional do Governo em Cacoal, José Moura.

Além de Cacoal e Vilhena, a equipe do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas visita também nesta semana as comunidades terapêuticas dos municípios de Rolim de Moura, Ouro Preto d’Oeste, Presidente Médici e Candeias do Jamari. Acompanham o presidente nas visitas, o assessor do governador Marcos Rocha, Dr. Lauro Fernandes, a secretária do Conen, Marinez Parloti e o assistente social da Coordenadoria Estadual de Políticas sobre Drogas (CPOAD), Rodrigo Lopes.

Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin, Antônio da Cruz e Antônio Lucas

Assistência Social, Convênios, Governo, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade