Governo de Rondônia
Sunday, 19 de September de 2021

ACESSIBILIDADE

Governo de Rondônia entrega notebooks adaptados para estudantes com cegueira e baixa visão

03 de setembro de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Equipamentos entregues aos alunos de Cacoal e Ministro Andreazza

Foi descrevendo em detalhes o ambiente do evento que o cerimonialista Jader Pantaleão iniciou, em Cacoal, a cerimônia de entrega de notebooks e outros recursos tecnológicos para atender alunos e professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Realizada na noite de quinta-feira (2) pelo Governo de Rondônia, a ação beneficia alunos com cegueira e baixa visão matriculados nas escolas estaduais no município e também em Ministro Andreazza que, a partir de agora, terão mais suporte no processo de ensino-aprendizagem.

Além disso, os coordenadores de Laboratórios de Informática das 16 escolas estaduais que integram a Coordenadoria Regional de Educação em Cacoal receberam notebooks. Antes disso, 19 notebooks já haviam sido entregues para renovar os laboratórios de cada unidade de ensino.

Desde 2010, por exemplo, a Escola Estadual Carlos Drummond Andrade não recebia novos equipamentos de informática. Apenas neste ano, já são 40 máquinas novas e mais 13 devem chegar em breve, como conta o coordenador do laboratório de Informática da escola, Edilson Martins.

“A chegada destes equipamentos é um alívio. Até então a gente trabalhava com pouquíssimos equipamentos ou até mesmo equipamentos próprios. Agora vamos passar a trabalhar com equipamento fornecido pelo Estado. É um gasto a menos para nós profissionais. Além disso, a Escola recebeu um laboratório praticamente novo, é uma evolução muito grande”, destacou o professor.

O aluno Carlos Eduardo ficou feliz e emocionado ao receber um computador que vai facilitar os seus estudos

A chegada de novos equipamentos, conforme explicou o coordenador do Laboratório de Informática da Escola Carlos Drummond, melhora muito tanto o aprendizado para os alunos, como o ensino para os professores. “Agora não vamos mais ter dois ou três alunos ocupando a mesma máquina, cada aluno vai poder usar o seu equipamento, sentar em frente ao seu computador. E os professores vão ter um equipamento para trabalhar tanto em sala de aula como em home office se for necessário. É uma evolução”, completou.

Além dos computadores entregues para atender a necessidade dos Laboratórios de Informática, nove computadores específicos e adaptados foram entregues aos alunos com cegueira e baixa visão. Entre eles Carlos Eduardo Pereira Cardoso, aluno da 7ª série da Escola Estadual Paulo Freire. “Vai ser muito bom para mim, vai me ajudar bastante na escola. Em casa também, vai ser uma grande ajuda, estudando. Estou muito feliz mesmo”, celebrou o aluno.

Acompanhando Carlos Eduardo, a professora de AEE, Ana Maria, destacou a importância dos recursos tecnológicos a favor da Educação. “Esses computadores, para alunos como o Carlos Eduardo, que tem problema de baixa visão, é um recurso muito tecnológico e importante, com acessibilidade muito boa. A tecnologia precisa ser avançada, porque ele depende disso. É uma ferramenta necessária, que chegou em uma hora muito boa e vai facilitar o aprendizado dos nossos alunos”, ressalta.

Na mesma cerimônia, também foram entregues à Coordenadoria Regional de Educação de Cacoal três ônibus, com acessibilidade, adquiridos pelo Governo de Rondônia. Um dos veículos irá atender o Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CTPM), outro vai atender a Educação Especial e o terceiro ônibus vai ficar à disposição das demais escolas estaduais.

Para o secretário regional do Governo em Cacoal, José Moura dos Santos, a cerimônia desta quinta-feira marca mais um avanço para a Educação em Rondônia. “Ficamos contente ao ver as ações desse governo em prol da Educação refletirem junto aos alunos e em cada escola. Aqui em Cacoal, já criaram até mesmo o termo ‘Caminhão da Felicidade’. Praticamente toda semana chegam caminhões trazendo equipamentos e insumos para as escolas. São computadores, armários, lousas, laboratórios e todos os recursos que garantem um ensino de qualidade nas escolas públicas da rede estadual”, finalizou o secretário.

A cerimônia contou com a presença da deputada federal Jaqueline Cassol e dos deputados estaduais Cirone Deiró e Alan Queiroz.

A cerimônia foi realizada em Cacoal


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin, Keler Trevizani
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Inclusão Social, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia


Compartilhe