Governo de Rondônia
Sunday, 26 de September de 2021

APOIO AOS MUNICÍPIOS

Governo de Rondônia doa veículo para fortalecer os serviços de saúde de Porto Velho

25 de julho de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

A entrega de um veículo modelo Van à prefeitura de Porto Velho, pelo governo de Rondônia, vai agilizar as ações de saúde da capital. Viabilizada pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), o veículo foi entregue nesta quarta-feira (24) pelo secretário adjunto Jailson Viana à secretária municipal de Saúde, Eliana Pasini, e à diretora da maternidade municipal Mãe Esperança, Marilene Penatti.

O veículo conta com 16 lugares e é fruto de emenda parlamentar da ex-deputada federal Marinha Raupp, no valor de 160 mil. Os processos de aquisição foram coordenados pelo setor de Captação de Recursos da Sepog. Ao parabenizar a prefeitura e à equipe responsável por todas as fases do processo, o adjunto destacou a determinação do governador Marcos Rocha de fortalecer e dar celeridade às ações de apoio aos municípios. “É de suma importância a conclusão desses processos de forma efetiva, onde podemos visualizar o real benefício que o objeto do convênio gera na população”, disse o adjunto.

A demanda de um veículo nos padrões entregue pelo Estado era uma necessidade recorrente da área de saúde, conforme explicou a secretária municipal da pasta. “Temos muitos pacientes para atender, visitas para realizar, técnicos para fortalecer a execução de projetos, entre outras necessidades. Então, o modelo Van é perfeito, pois como o poder público vai atender uma quantidade maior de pessoas e famílias sem um veículo desse porte?”.

As pacientes e demais pessoas envolvidas nos serviços da maternidade Mãe Esperança serão as principais contempladas com a nova aquisição. De acordo com a diretora da unidade, um dos grandes pilares da maternidade é o trabalho de humanização. Ela explicou que, com o veículo, será possível ampliar o atendimento de grávidas no projeto que possibilita a elas conhecerem o ambiente onde vão dar à luz, os médicos que compõem o quadro da maternidade, o trabalho de enfermagem e toda a tramitação dentro da unidade. “O nosso interesse é que a gente possa trazer as mães, principalmente da periferia, por meio dos postos de saúde, para que elas conheçam o trabalho que é realizado lá dentro, como os procedimentos do parto humanizado, por exemplo, e sensibilizar cada vez a sociedade sobre os serviços de qualidade oferecidos lá, esse é o nosso foco”, reiterou a diretora.

Além do trabalho de humanização na maternidade, o veículo será utilizado para levar pacientes acamados do município, que não podem ser conduzidos por veículos comuns, às consultas, sessões de fisioterapia, entre outros serviços agendados. “Na verdade, a Van estará disponível para apoiar em tudo o que precisarmos, pois queremos utilizá-la da melhor forma possível. Hoje não estávamos conseguindo avançar mais por falta de um  veículo, a partir de agora essas ações irão melhorar muito”, enfatizou a titular de saúde.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jane Carla
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Convênios, Governo, Rondônia, Saúde, Serviço, Sociedade


Compartilhe