Governo de Rondônia
30/04/2024

SEGURANÇA PÚBLICA

Governo de RO realizou capacitação de Técnicas e Tecnologias Não Letais às forças policiais do Estado

03 de abril de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

O crescimento da agenda de cursos vem de encontro às atualizações das técnicas de segurança realizadas para a melhoria da execução laboral dos profissionais penais

Com o intuito de desenvolver habilidades para uma atuação aprimorada e eficaz, com segurança, precisão e controle, o Governo de Rondônia realizou a capacitação “Técnicas e Tecnologias Não Letais-Ttnl – Instrumentos De Menor Potencial Ofensivo”, para 14 policiais penais estaduais, federais, e socioeducadores. O curso ocorreu na Escola Estadual de Serviços Penais (Esep), na quarta-feira (27), em Porto Velho.

A capacitação, de iniciativa da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), visou estimular o profissional dentro de técnicas, atendendo as necessidades do Sistema Prisional, tanto no âmbito emocional quanto no profissional, a fim de obter e construir, as melhores práticas e procedimentos em gestão e controle nas dinâmicas do trabalho.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha o crescimento da agenda de cursos vem de encontro às atualizações das técnicas de segurança realizadas para a melhoria da execução laboral dos profissionais penais.

O secretário adjunto da Sejus, Ebenezer Moreira comentou que, o investimento na capacitação dos servidores, além de implementar novas práticas de segurança, os atualizam quanto à legislação e incentivam os cuidados com a saúde mental, peças base para o bom funcionamento do sistema penitenciário.

O curso foi ministrado pelos policiais penais Dhonata Brissow e Halan da Silva Mesquita, com metodologia educacional dividida da seguinte forma:

  • Portaria Interministerial n° 4.226, Lei n° 13.060, Súmula Vinculante n° 11, Decreto n° 8.858/2016, Lei n°. 13.869/2019;
  • Histórico e conceito Não Letal;
  • Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo: Conceitos, características, considerações, classificação, emprego tático e faixas operacionais;
  • Agentes Químicos CS (Gás Lacrimogêneo) e OC (Pimenta): Efeitos Fisiológicos e Medidas de Descontaminação.

Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Larysse Rodrigues
Fotos: Larysse Rodrigues
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cursos, Direitos, Educação, Governo, Legislação, Porto Velho, Rondônia, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo