29/03/2024

Governo beneficia municípios de Rondônia com recursos da Lei Pelé

18 de novembro de 2013 | Governo do Estado de Rondônia

2Na tarde segunda-feira (18) o governador, Confúcio Moura durante encontro no auditório do Palácio Presidente Vargas fez o repasse de R$ 1 milhão 240 mil a 20 municípios do interior do Estado.

O dinheiro é proveniente dos jogos da loteria federal da Caixa Econômica, advindo da Lei Pelé, que destina 4,5% dos valores arrecadados com os jogos no Estado às secretarias e superintendências estaduais de esporte em 1,5% do valor. Desse montante, 50% resultam para os municípios, proporcionalmente ao número da população. “Fizemos uma pesquisa e descobrimos que havia dinheiro destinado à conta da Superintendência dos Esportes, da Cultura e do Lazer (Secel) a fundo perdido, de 2006 e 2010. Com isso, a gerência de Esportes procurou contatar os municípios para que procurassem informações a respeito de como realizar o trâmite para a adesão da lei, com base nas orientações do artigo 7º da lei 9.615, a Lei Pelé”, disse a superintendente de Cultura, Eluane Silva.

Em princípio, todos os 52 municípios foram beneficiados pela lei, mas alguns não puderam receber a verba por estarem sem a documentação em dia,  o que é exigido. A superintendente Eluane Silva faz um alerta aos dirigentes municipais: “Nos procurem para saber o que é preciso para se regularizar e assim receber esse investimento que é muito importante”, informa.

Porto Velho, por exemplo, recebeu R$ 340.098,83 e Ji-Paraná R$ 93 mil que serão investidos na compra de materiais esportivos. ”Temos uma carência imensa nesse setor lá na minha cidade, porém esse dinheiro chega em excelente hora.  Agradeço ao governador Confúcio Moura pelo empenho de nos ajudar fortalecendo a área esportiva, tirando da ociosidade muitos jovens que realmente necessitam”, relata a secretária Municipal de Esporte e Turismo de Ji-Paraná, Seloi  Totti.

Os deputados estaduais Jean Oliveira, Adelino Folador, Euclides Maciel e Zequinha Araújo confirmam a importância do dinheiro, destacando o governo Confúcio Moura como fomentador  por repassar recursos que contribuem para a valorização do esporte em Rondônia.
Durante o evento, o governador também anunciou a licitação de R$ 12 milhões que serão destinados à construção do novo Estádio Aluízio Ferreira, em Porto Velho, que acontecerá dentro dos próximos dias.   A obra do estádio vai proporcionar muito mais atividades para um maior número de público, destacando outras modalidades além do futebol.

Confúcio Moura disse que o estádio será cuidado como foram o Poliesportivo Deroche Pequeno Franco, o Cedel da zona Sul e o do Areal da Floresta. “Pegamos todos abandonados, hoje passem em frente a algum desses e comprovem de perto a mudança, o resultado disso não é para mim e sim para o povo”, disse Moura.

O governador ainda lembrou que os ginásios Cláudio Coutinho, que atualmente encontra-se de portas fechadas, está com edital praticamente pronto e dentro dos próximos dias será lançado, assim como o  Fidoca que também deverá entrar em obras.
Participaram do encontro, o deputado federal Amir Lando, os prefeitos de Candeias do Jamari, Dinho Sousa, o secretário de Educação, Emerson Castro, a assessora executiva do governo, Vilma Alves, dentre outros convidados.

Texto: Emerson Barbosa
Fotos: Daiane Mendonça