Governador entrega segunda parcela aos Pontos de Cultura de Rondônia

19 de março de 2012 | Governo do Estado de Rondônia

Entrega da 2ª parcela aos pontos de culturaGovernador Confúcio Moura entrega cheque simbólico no valor de R$ 60 mil reais, referente à segunda parcela dos convênios aos representantes dos Pontos de Cultura de Rondônia.

A cerimônia de entrega foi realizada nesta sexta-feira (16), no auditório do Teatro Banzeiros, oportunidade em que estavam reunidos os pontos de cultura de Rondônia e Acre além de gestores e produtores culturais de ambos os Estados, para participar do último dia do curso de Formação em Gestão Cultural, uma parceria da Secel com a Comunna Santo Antônio.

Hoje Rondônia conta com 30 Pontos, uma inciativa do governo federal por meio do Ministério da Cultura em parceria com o Governo de Rondônia, que atua nas mais variadas vertentes da cultura como: teatro, dança, música, artes plásticas, cultura digital, indígena, negra entre outras. O valor total do projeto é R$ 5.400.000,00 milhões, divididos em três parcelas de R$ 1.800.000,00 para ser repartido entre os atuantes, o que resulta em R$ 60 mil reais para cada entidade por parcela.

O Governo de Rondônia por meio da Secretaria dos Esportes, da Cultura e do Lazer – Secel fez a entrega simbólica dos cheques referentes à segunda parcela do convênio que serão destinados para os pontos investirem no trabalho á comunidade, que é gratuito.

Em sua fala, o secretário Chicão destacou a importância dos Pontos para o desenvolvimento cultural da região, “Os pontos de cultura foram pensados para dar voz à nossa cultura e reconhecer os valores regionais do nosso povo. É preciso ter respeito pelo povo ribeirinho, o Brasil precisa conhecer o legado do povo do Norte. Hoje podemos contabilizar que esses 30 pontos de cultura vão engajar cerca de 100 mil pessoas”, afirmou.

O governador Confúcio Moura destacou a satisfação de participar da entrega oficial deste recurso, “Estou feliz com o momento em que estamos vivendo na cultura e também por ver os representantes do Acre, estado que visitei e vi vários avanços, principalmente na cultura. Aqui nós estamos começando, daqui a dois meses vamos lançar o edital para receber novos projetos”, disse governador.

Moura falou ainda da importância de preservar e desenvolver a nossa cultura e criar uma identidade que seja reconhecida e respeitada no restante do Brasil e até países vizinhos, “Muitos estados são reconhecidos pela cultura que vai desde o artesanato à música, a exemplo temos a Bahia, quantos lugares conhecemos que divulgam e valorizam o nome do Estado?”, questionou.

Para Confúcio, através da cultura vários segmentos são desenvolvidos, o que gera a circulação de renda e novos empregos, “Um show, um espetáculo, envolve muita gente, precisa de iluminação, peças para o figurino, sistema de som, quem vai assistir quer se alimentar, aí vem a parte dos restaurantes e sem contar que vários outros segmentos podem lucrar com as pessoas que visitam nosso Estado para participar de algum evento cultural, pois elas vão querer conhecer o que Rondônia têm”, enfatizou.

Ao final o governador falou sobre a importância de oferecer formação para os gestores e produtores da cultura e agradeceu em nome de Almir Suruí do Ponto Revitalização da Cultura Paiter Suruí e Rita Queiroz do Ponto Arte e Vida Rio Madeira, a todos os defensores da cultura regional.

Texto: Decom