03/05/2024

MINISTRO

Governador e secretária apresentam estrutura da Educação estadual ao receber o ministro Mangabeira Unger

14 de agosto de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

SEDUC com presença do Gov. e Minstro Mangabeira 14-08

O governador recomendou que o Ministério da Educação seja mais flexível às mudanças tão necessárias à educação

O ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos do governo Federal, Mangabeira Unger, reuniu-se nesta sexta-feira (14) com o governador Confúcio Moura e a secretária da Educação, Fátima Gavioli, ocasião em que a secretária apresentou a estrutura da Educação de Rondônia e seus respectivos números.

A secretária destacou o projeto Guaporé de Educação Integral e o Instituto Abaitará de ensino rural, técnico e profissionalizante. Ela expôs os resultados, estatísticas e principais projetos da Seduc de Rondônia e cobrou do ministro atenção especial ao Programa Ensino Médio Inovador (Proemi) e ao Projeto Mais Educação.

“Esses dois programas são estratégicos para fortalecer a educação básica”, destacou Fátima.

Ela lembrou que os secretários estaduais de Educação da região Norte reuniram-se e fizeram uma agenda propositiva encaminhada à Presidência da República. “Não podemos mais aceitar o fato de os estados da região Norte receberem recursos inferiores aos demais”, disse a secretária ao demonstrar que o custo aluno e o metro quadrado de construção de escolas da região Norte são superiores, e não inferiores aos outros estados.

Outros assuntos abordados na apresentação da educação de Rondônia ao ministro foram os recursos de R$ 130 milhões destinados às obras e reformas de escolas e o projeto de mediação tecnológica, que visa levar educação aos locais de difícil acesso.
O ministro Mangabeira Unger frisou que neste ano a ousadia em investimentos em educação não se realizará por conta do mau momento econômico do País. Do ponto de vista do conteúdo pedagógico, ele foi claro ao afirmar que os aspectos regionais devem ser observados, mas não excluir os conteúdos da base nacional. “Não queremos apenas substituir a enciclopédia grande por uma pequena, esta deve enriquecer o currículo”, afirmou o ministro ao observar que alguns estados retiram conteúdos da base comum e incluem outros de interesse local ou regional.
A secretária Fátima apresentou ao ministro os indicadores da educação de Rondônia

Na reunião, que contou a participação de todos os coordenadores regionais de Educação e gerentes da Seduc, o governador Confúcio Moura afirmou que é necessário criar um ambiente organizado e disciplinado nas escolas a fim de proporcionar um ensino profícuo. “Alunos agredindo professores, alunos indisciplinados, isso não pode mais ocorrer nas escolas”, afirmou Confúcio ao falar da necessidade de as escolas voltarem a ser um ambiente de respeito e disciplina.

Ao ver os resultados do Ensino Médio em todo País, o governador disse que os indicadores negativos não são de exclusividade de um estado. “O Ensino Médio está ruim em todo o Brasil”, completou, ao destacar que o Ministério da Educação tem dificuldades em promover a inovação e a mudança.
Ainda nesta sexta-feira à tarde, Mangabeira participa de uma reunião com os secretários de estado, a partir das 15h, para tratar de pontos mais específicos.

Texto: Fabio Arantes
Fotos: Bruno e Quintela