Governo de Rondônia
27/04/2024

EIXOS ESTRATÉGICOS

Governador destaca a importância do planejamento para desenvolvimento de Rondônia

13 de março de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Governador fala sobre a PDES

Governador Confúcio Moura fala sobre a importância do planejamento para o desenvolvimento do estado

O governador de Rondônia, Confúcio Moura, destacou a importância do planejamento ao longo prazo e determinou o envolvimento de toda equipe na finalização do Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável (PDES). Secretários e técnicos, além dos membros do grupo de acompanhamento da elaboração do plano, participaram de um seminário no início da semana.

Ao contextualizar com os diversos planos desenvolvidos no decorrer da história do Brasil e a atuação dos presidentes da república diante deles, o governador enfatizou que o PDES é um plano de metas e lembrou que é preciso mudar a cultura de pensar só o hoje. “Se nós não planejarmos ao longo prazo, não haverá de fato o progresso. Os países mais desenvolvidos na atualidade pensaram a médio e longo prazo”, afirmou. Confúcio ressaltou também a necessidade de técnicos, servidores de carreira e sociedade abraçarem o plano para que tenha continuidade independente de quem seja o governador.

O secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), George Braga, coordenador do plano, explicou que o PDES irá apontar as diretrizes estratégicas de desenvolvimento de Rondônia nas questões logísticas, territorial, produtiva, saúde, segurança, educação e demais eixos em todas as regiões. Durante o seminário, George informou aos secretários que, para finalizar o Plano iniciado há 16 meses, um cronograma com reuniões entre membros do grupo de acompanhamento e técnicos dos órgãos estaduais será seguido para debater as informações inseridas no documento.

George explicou que o PDES já passou por diversas etapas, entre elas, a realização de oficinas com instituições públicas, privadas, financeira, de ensino e representantes da sociedade civil organizada nas fases de construção do Plano.

O PDES/RO é o primeiro do Brasil e é fruto do acordo de cooperação técnica entre o governo de Rondônia e Ministério da Integração Nacional (MI). Ele servirá de modelo para outras unidades da federação interessadas em direcionar estrategicamente seus recursos. O instrumento expressa a busca de alternativas do governo na redução das desigualdades no nível de vida da população do Estado.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jane Carla
Fotos: Jane Carla
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Assistência Social, Cultura, Ecologia, Economia, Educação, Esporte, Governo, Habitação, Inclusão Social, Indústria, Infraestrutura, Justiça, Lazer, Meio Ambiente, Obras, Piscicultura, Rondônia, Saneamento, Saúde, Segurança, Servidores, Sociedade, Tecnologia, Trânsito, Transporte, Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo