Governo de Rondônia
18/04/2024

MEETUP.RO

Fórum de inovação e competitividade deve alavancar os índices de desenvolvimento econômico, emprego e renda em Rondônia

16 de agosto de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Pela primeira vez, Rondônia discutirá políticas públicas de inovação e competitividade com o objetivo de criar uma cultura de inovação no campo, nas indústrias, no comércio e serviços, para alavancar os índices de desenvolvimento econômico e criar emprego e renda para a população. O Meetup.RO acontecerá nos dias 20 e 21 de agosto no auditório da Faculdade Sapiens e é considerado pela Superintendência de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi), que organiza o evento com apoio da Faculdade Sapiens, como um marco, pois Rondônia está em último lugar no pilar de inovação no ranking de competitividade elaborado pelo Centro de Liderança Pública (Clp), e na oportunidade será lançado o Programa de Inovação da Sedi, com quatro programas e ações para mudar essa realidade.

O evento é aberto ao público e os interessados devem se inscrever nesta página.

PALESTRANTES

Participarão do Meetup.RO grandes nomes da área de inovação de todo o Brasil, como o secretário de Desenvolvimento de Santa Catarina, diretor de inovação da Secretaria de Desenvolvimento de São Paulo, representante do Centro de Liderança Pública (Clp) e o diretor executivo do Sapiens Park, um dos maiores parques de inovação da América Latina.

Confira os nomes:

Lucas de Souza Esmeraldino, secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado de Santa Catarina.

João Arthur, diretor técnico na subsecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo.

Guilherme Franco, lider de competitividade do Centro de Liderança Publica – CLP.

Marcos Sabino, diretor executivo do Sapiens Park Florianópolis, um dos maiores parques de inovação da América
Latina.

José Henrique Nascimento, lider de Relações Instituicionais do Centro de Liderança Publica – CLP.

Agliberto Chagas, diretor de inovação Cinco ponto Cinco.

Edson Pontes, da Tambaqui Valley e Legal Hackers.

TEMAS DAS PALESTRAS

Entre os temas debatidos está o desenvolvimento de líderes competitivos que, para Guilherme Franco, do Clp, é o principal ativo para implementar políticas públicas de inovação. “O governo de Rondônia, com uma pauta formativa contínua em inovação e competitividade, naturalmente terá melhores gestores públicos e melhores líderes públicos”, destaca.

Parque tecnológico em Florianópolis.

Com a presença de Marcos Sabino, diretor executivo do Sapiens Park em Santa Catarina, também será apresentado o exemplo da cidade de Florianópolis, que pauta a inovação há mais de duas décadas e hoje conta com três parques tecnológicos, que são concentrações geográficas de empresas, instituições de ensino, incubadoras de negócios, centros de pesquisa e laboratórios que criam um ambiente favorável à inovação tecnológica.

“A ideia é levar para vocês a experiência de Florianópolis, para provar que um parque tecnológico não é um sonho, é realidade. Acredito que com nosso exemplo podemos despertar algo em Rondônia, até porque inovação é futuro, temos que pensar no futuro”, ressalta Marcos Sabino.

Para os interessados em criar startups, também haverá alguns cases de sucesso, como o aplicativo Buscapê, uma empresa rondoniense que busca facilitar o acesso das pessoas ao mercado imobiliário por meio da tecnologia.

PROGRAMA DE INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE

Com o lançamento no primeiro dia do Meetup.RO, o Programa de Inovação e Competitividade da Sedi contará, inicialmente, com quatro programas e ações com o objetivo de impulsionar a inovação no Estado, além do próprio Meetup.RO que terá outras edições no interior.

Um deles é o Hub.Ro, a primeira incubadora de empresas do governo do Estado, que transformará ideias criativas em negócios lucrativos. Essa incubadora fará parte do Reinc, a Rede Estadual de Incubadoras, que reunirá todas as iniciativas de incubadoras já existentes, públicas e privadas. Por fim, será anunciado o Hackaton Rondônia, um evento que buscará soluções tecnológicas para problemas do desenvolvimento do Estado.

“Sem inovação não estamos pensando no futuro. O mundo está progredindo, e o desenvolvimento econômico de hoje não será o de amanhã, precisamos pensar em como inovar nosso agronegócio, nossa indústria, nossos serviços, para que amanhã Rondônia ainda seja uma liderança no desenvolvimento do país”, alerta o coordenador de Ciência, Tecnologia e Inovação, Thalles Gomes.

PROGRAMAÇÃO

20 de agosto — Terça-feira

19h às 20h30: credenciamento

19h às 19h30: lançamento do Programa de Inovação e Competitividade da Sedi, com a presença prevista do governador Marcos Rocha e do Superintentende da Sedi, Sérgio Gonçalves.

19h30 às  20h20: palestra sobre o Ranking de Competitividade dos Estados, ministrada por Guilherme Franco, do Centro de Liderança Pública (Clp)

20h25 às 21h15: palestra sobre a construção de ambientes de inovação, ministrada por Agliberto Chagas da Inova Sorocaba.

21h15 às 22h: meet up e mesa redonda com a mediação de Clébio Billiany, diretor técnico da Sedi.

22h: coffee break.

21 de agosto — Quarta-feira

14h: abertura

14h10 às 14h50: case de sucesso da startup Casapê, ministrada por Bruno Campos.

15h10 às 16h: palestra sobre inovação para o desenvolvimento regional, ministrada por João Arthur Reis, diretor de inovação da Secretaria de Desenvolvimento de São Paulo

16h às 16h45: case de sucesso do Sapiens Park, ministrada por Marcos Sabino, secretário executivo SCPar e Diretor Executivo da Sapiens Park – SC

16h45 às 17h30: meetup e mesa redonda com a mediação de Cássio Bruno Castro Souza, procurador do Estado e membro da Legal Hackers

17h30 às 19h: intervalo

19h15 às 20h15: palestra sobre desenvolvimento com inovação e tecnologia, utilizando o caso de Santa Catarina, ministrada por Lucas Esmeraldino, Secretário de Desenvolvimento Sustentável de Santa Catarina

20h15 às 21h10: palestra sobre competitividade para líderes públicos, ministrada por José Henrique Nascimento, do Centro de Liderança Pública (Clp)

21h10 às 22h: meetup e mesa redonda com a mediação de Thalles Gomes, coordenador da Sedi.

22h: encerramento

Leia mais:

 Profissionais de inovação de todo o Brasil participarão do fórum Meetup.RO, em Porto Velho

 Governo traça novas ações para colocar Rondônia no mapa da inovação

 Procurador do Estado será mediador no Fórum de Inovação e Competitividade que acontece em Porto Velho

 Rondônia sediará o primeiro fórum de inovação e competitividade em agosto


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Devanil Júnior
Fotos: Arquivo Sedi e Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Economia, Empresas, Evento, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo