Governo de Rondônia
27/04/2024

EDUCAÇÃO

Formação continuada para professores das séries iniciais das escolas indígenas estaduais encerra hoje

17 de fevereiro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

A formação para professores indígenas será encerrada nesta segunda-feira

O governo de Rondônia está investindo na melhoria do ensino em 2020 e, para tanto, várias ações, programas e projetos estão sendo executados. A educação indígena vem merecendo uma atenção especial por parte da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc)  e o coordenador de Educação Escolar Indígena da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc), professor Antônio Evangelista Sansão Puruborá, encerra nesta segunda-feira (17) a  Formação Continuada de professores das séries iniciais das escolas indígenas estaduais.

Puruborá afirmou que o processo é permanente de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade docente, realizado ao longo da vida profissional, com o objetivo de assegurar uma ação docente efetiva que promova de fato aprendizagens significativas dos alunos.

A formação possibilita o desenvolvimento de sua prática pedagógica em consonância com as especificidades linguísticas, sociais, econômicas, políticas e culturais de cada etnia e propõe estratégias com a finalidade de sanar as dificuldades e instalar mudanças significativas em toda a comunidade escolar, compreender e fortalecer a pluralidade cultural, existente nas escolas indígenas, tendo em vista a diversidade de etnias existentes no Estado.

O governo de Rondônia, por intermédio da Seduc, utiliza a Gerência de Educação Básica (GEB) e do Núcleo de Educação Escolar Indígena NEEI) e oferece formação para 200 professores indígenas dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ) dos municípios de: Alta Floresta, Cacoal, Costa Marques, Espigão D’Oeste, Extrema de Rondônia, Guajará Mirim Jaru, Ji-Paraná, Mirante da Serra, Nova Mamoré, Pimenta Bueno, Porto Velho, São Francisco do Guaporé e Vilhena.

Os professores indígenas participam da formação em Presidente Médici

A formação será concluída nesta segunda-feira em Presidente Médici e teve início no último dia 10, com cinco unidades temáticas com as seguintes oficinas: Planejamento com ênfase no (Plano de aula); Língua Portuguesa – Práticas de Linguagem (Eixo – Produção de texto/Gêneros Textuais);  Matemática – Os três campos de estudo da matemática (O estudo dos números e das operações; O estudo do espaço e das formas; O estudo das grandezas e medidas); Inclusão/Ed. Especial e  BNCC (Competências gerais da Educação Básica, Os marcos legais que embasam a BNCC,  Os fundamentos pedagógicos da BNCC e a  Estrutura da BNCC), perfazendo um total de 60 horas/aulas.

Os professores formadores, num total de cinco, estão distribuídos em salas temáticas onde recebem os professores em formação, oportunizando aos mesmos a ressignificação de suas práticas pedagógicas através de atividades lúdicas previamente planejadas contribuindo para o resgate dos conhecimentos tradicionais das comunidades indígenas envolvidas, além da melhoria na qualidade do processo ensino e aprendizagem nas escolas indígenas.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Divulgação/ Antônio Puruborá
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Evento, Governo, Rondônia, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo