Governo de Rondônia
27/04/2024

CARIMBÓ

Festival Cultural de Nazaré 2023, acontece neste fim de semana

25 de julho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

familiares e amigos se reúnem, reafirmando a identidade cultural e a memória ancestral da região

O evento acontece neste fim de semana, nos dias 28 e 29. O Festival Cultural de Nazaré do Baixo Madeira é uma celebração que acontece há 50 anos, em Nazaré, distrito de Porto Velho, e pode ser classificado como parte de um conjunto de festejos que ocorrem em comunidades rurais e ribeirinhas, momento em que familiares e amigos se reúnem, reafirmando a identidade cultural e a memória ancestral da região. A dança do seringandô, a quadrilha tradicional, o carimbó e o boi curumim são algumas das apresentações tradicionais do festejo.   

Festival Cultural de Nazaré patrimônio cultural de natureza Imaterial de Rondônia

Neste ano, o Festival Cultural de Nazaré do Baixo Madeira recebe um marco histórico ao ser reconhecido como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial de Rondônia. Por meio do Decreto nº 28.188, de 14 de junho de 2023, o Governo do Estado assegurou a proteção e valorização desse importante evento, garantindo sua preservação sob a responsabilidade do Poder Público. A Secretaria da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – Sejucel teve papel fundamental no parecer que consagrou a festa como um patrimônio cultural digno de ser celebrado e perpetuado. 

O governador Marcos Rocha ressalta o reconhecimento do festival como patrimônio cultural de natureza Imaterial de Rondônia. “É com grande satisfação que reconhecemos o Festival Cultural de Nazaré do Baixo Madeira como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial de Rondônia. Esse evento é uma verdadeira celebração da identidade e das tradições do nosso estado, enriquecendo nossa cultura e fortalecendo nossas raízes. O festival é um momento único de confraternização entre as comunidades rurais e ribeirinhas, que se unem para celebrar sua história e memória ancestral. Através desse reconhecimento, asseguramos a proteção e valorização desse importante patrimônio, garantindo sua continuidade para as futuras gerações. Parabenizo a todos os envolvidos na organização e realização desse evento tão significativo para o povo de Nazaré e para  o estado de Rondônia”, ressaltou. 

Para o secretário da Sejucel, Júnior Lopes O Festival Cultural de Nazaré é mais do que uma festa, é uma celebração da identidade, da história e fortalece a conexão com as raízes da região. “O Festival Cultural de Nazaré é mais do que uma festa, é uma celebração da identidade, da história e da tradição amazônica. Reunindo pessoas de diferentes lugares, ele se torna um símbolo da diversidade cultural de Rondônia, fortalece a conexão com as raízes da região. Faço um convite a todos os amantes da cultura e das tradições populares para vivenciar momentos inesquecíveis, repletos de emoção e encantamento. A partir deste fim de semana, Nazaré se enche de cores, sons e alegria para compartilhar a riqueza da sua cultura com o mundo”, disse o secretário.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

Programação de Sexta – feira 28

  • Velha Guarda de Música de Nazaré 
  • Dança do Seringandô 
  • Quadrilha tradicional fogo de palha 
  • Dança dos banzeiros 
  • Grupo Minhas Raízes 

Programação de sábado – 29 

  • Boi Curumim de Nazaré 
  • Grupo de carimbó Flor do Puruí 
  • Cunhãs- Meninas da Amazônia 
  • Lançamento do clipe do Grupo Minhas Raízes, Ixã e Cunhãs- Meninas da Amazônia 

Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Amorim
Fotos: Leandro Morais
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cerimônia, Cidadania, Cultura, Distritos, Economia, Esporte, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Inclusão Social, Indígena, Lazer, Rondônia, Sociedade, Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo