Governo de Rondônia
24/04/2024

ARTESANATO

Feiras de artesanato podem virar projeto de lei, após apresentação na Assembléia Legislativa de Rondônia

03 de novembro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Em reunião, na última quarta-feira (1), no Plenarinho das Comissões da Assembléia Legislativa de Rondônia, o superintendente da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Rodnei Paes, apresentou para deputados o levantamento do artesanato em Rondônia.

Sejucel deve apresentar projeto de lei referente ao artesanato para assembléia

De acordo com o titular da Sejucel, em 2017, o governo de Rondônia realizou cerca de seis feiras pelo interior do estado. As feiras são parcerias do executivo com o legislativo, por meio de emenda parlamentar. Rodnei apontou os benefícios que a carteira de artesão tem propositado e o alcance financeiro que é alcançando pelas vendas. “Os artesãos tiveram lucro de mais de R$ 500 mil nas participações nas feiras”, afirma Rodnei.

Os dados foram apresentados a Comissão de Educação e Cultura (CEC), que ressaltaram a importância das realizações das feiras e as políticas públicas realizadas pela Sejucel. Atualmente Rondônia possui cerca de 1.300 artesãos já cadastrados.

Apresentação do segmento artesanal contou com a participação da coordenadora de artesanato Wéllida Sodré, que lembrou como é o realizado o cadastro. E lembrou que as feiras que passaram pelos municípios do interior de Rondônia, chega em Porto Velho do dia 1 a 3 de dezembro.

Em apresentação, os deputados presentes, propuseram que o superintendente, Rodnei Paes, volte a casa com o projeto para votar na criação do Programa de Artesanato de Rondônia e que a realização das feiras seja implantada como projeto de lei, para que seja política de estado.

Leia mais:

 Feira de Artesanato é realizada em comemoração aos 40 anos de Ariquemes

 Artesanato em Rondônia movimenta cerca de R$ 500 mil com realização de feiras

 Artesanato é valorizado em Rondônia e artesãos ganham benefícios após emissão de carteira


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Maximus Vargas
Fotos: Ana Célia
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Governo, Inclusão Social, Rondônia, Sociedade, Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo