ATRATIVO

Feira Regional reúne 60 artesãos e artistas manuais pela primeira vez em Cacoal

21 de setembro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Artesanato produzido em Porto Velho

A primeira Feira Regional de Artesanato em Rondônia vai fornecer facilidade no pagamento com máquina  de débito e crédito

Cerca de 40 artistas manuais e 20 artesãos apresentarão suas obras nesta sexta-feira (23), em Cacoal. Com diversas áreas de trabalho, a Praça Governador Jorge Teixeira representará todos os artesãos de Rondônia.

Além das diferentes áreas que se apresentarão na feira, também haverá artistas de sete cidades do estado. Monte Negro será representada por um artista, Ji-Paraná levará dois artesãos, Vilhena (2), Ouro Preto (3), Rolim de Moura (7), Porto Velho (14) e Cacoal (31).

Dois artistas plásticos irão expor suas pinturas em telas. Nas feiras de artesanato esse trabalho geralmente não é representado como trabalho artesanal.

Os trabalhos que são representados por artesãos nas feiras são boneca, puxa saco, pano de prato, chinelos decorados, bordados, utensílios para cozinha em madeira, semi jóias, esculturas em coco, EVA, móveis rústicos e patchwork, trabalhos com bordado em tecido, que podem ser utilizados em fronha de travesseiro, edredom, forro para sofá, tapetes, bolsas e vários segmentos.

Com os serviços expostos na feira, a sociedade também vai poder notar a diferença entre os trabalhos apresentados. Wéllida Sodré, coordenadora do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) do Estado de Rondônia, disse que a diferença entre artesão e o trabalho manual é que “o profissional que colhe o coco e trabalha em cima daquela peça, faz todo o serviço de corte e pintura é o artesão, já o que compra as sementes nas feiras e vai personalizar seu objeto é o trabalhador manual”.

Além dessa feira, artesãos também vão participar da 1ª Feira Brasil Original no mês de outubro, em São Paulo. Para o superintendente estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, Ilmar Esteves, o evento é um dos maiores no qual Rondônia será representada. “Os artesãos devem aproveitar para mostrar nossos produtos artesanais e levar ainda mais nossa cultura para o mundo” diz Ilmar.

Texto: Maximus Vargas
Fotos: Ésio Mendes

Cultura, Distritos, Economia, Evento, Governo, Meio Ambiente, Rondônia, Sociedade