Governo de Rondônia
26/04/2024

COMPETIÇÃO

Fanfarra de Ariquemes fica em primeiro lugar em competição em São Paulo

25 de novembro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

fanfarra-de-ariquemes-em-competicao-nacional-em-sao-paulo-12-e-13-de-novembro-_-arquivo-pessoal

Fanfarra de Rondônia foi a única da região Norte a participar do evento

Em sua totalidade, são 80 membros que fazem parte da Associação de Bandas e Fanfarras de Ariquemes e Região (Asbanfar), mas para o Campeonato de Bandas e Fanfarras de São Paulo, realizado na cidade de Nazaré Paulista, na terceira semana do mês de novembro, apenas 45 pessoas foram representando Rondônia. A Banda Magdalena Taglia Ferro leva o nome da escola municipal, que é uma parceria do projeto da associação.

Na disputa estadual cerca de 35 bandas se apresentaram. Depois de ganhar a fase estadual disputada em Ariquemes, a Fanfarra foi representar Rondônia em São Paulo.  Na disputa nacional um pouco mais de 64, separadas por categorias, representaram quase todo o País. A banda Magdalena foi a única da região Norte.

Com o apoio da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) e do deputado Alex Redano, a banda pôde levar os membros para a competição. Segundo a presidente da associação, sem a ajuda de custo para o transporte ficaria complicado para a banda participar das competições, tendo que custear o transporte para os 45 membros.

A banda foi fundada em 1989, e de lá para cá vem participando de várias competições. Em 2013 ficou em 2º lugar na competição em Cuiabá. Com instrumentos de sopro, metal, madeira e percussão a fanfarra vai ajustando seus repertórios para as competições.

fanfarra-de-ariquemes-em-competicao-nacional-em-sao-paulo-12-e-13-de-novembro-_-arquivo-pessoal-2

Grupo de Ariquemes conta com 80 membros e instrumentos musicais diversificados

Para a competição nacional, a banda montou seu repertório com a música “Show das PoderosaS” da cantora Anitta, Tim Maia, Hino de Rondônia e a música internacional The Final Countdown, da banda Europe.

As bandas além de mostrarem seus repertórios na apresentação devem escolher apenas uma música para competir. Para a fanfarra que representava Rondônia, a música que traria maior impacto seria a internacional, que deu o primeiro lugar ao ser analisada com os critérios de avaliação.

Nas competições nacionais, os critérios de avaliação não são diferentes das competições estaduais. São avaliados a melodia, alinhamento, marcha, figurino, interação, dificuldade técnica e dificuldade de apresentação e garbo (postura da banda na apresentação), com apresentação em 20 minutos.

De acordo com o maestro da fanfarra, Edilsérgio  Oliveira, a banda ensaia praticamente o ano todo, pois participa de apresentações na cidade. “Nossos ensaios são constantes, não perdemos tempo, seja depois de uma vitória ou derrota”, disse.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Maximus Vargas
Fotos: Arquivo pessoal
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Evento, Governo, Lazer, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo