Governo de Rondônia
15/06/2024

INTERCULTURAL

Experiências em aldeias indígenas são repassadas a alunos durante seminário em escola estadual em Ji-Paraná

13 de abril de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Estudantes da Unir dividiram conhecimentos adquiridos em aldeias indígenas durante seminário

Estudantes da Unir dividiram conhecimentos adquiridos em aldeias indígenas durante seminário em Ji-Paraná

A Escola Estadual Jovem Gonçalves Vilela, em Ji-Paraná, realizou nos 8 e 9 deste mês o 3º Seminário de Educação Intercultural “Dialogando com o Ensino Médio”. O evento priorizou a promoção da vivência intercultural e reflexão entre os alunos da Licenciatura em Educação Básica Intercultural da Universidade Federal de Rondônia (Unir) e das escolas públicas urbanas de Ensino Médio.

Antes do evento, os estudantes do Departamento de Educação Intercultural da Unir, campus Ji-Paraná, realizaram estágio na escola e, como resposta, firmaram compromisso com a instituição de transformarem os conhecimentos adquiridos em algumas aldeias indígenas de Rondônia em seminário destinado aos jovens do Ensino Médio.

O seminário contou com mesas temáticas, abertura para perguntas e considerações de alunos, professores e acadêmicos de outras universidades que participaram do evento, uma parceira da equipe gestora da escola com o Departamento de Educação Intercultural da Unir de Ji-Paraná.

Além do repasse de experiências, o evento teve por objetivo contribuir para a maior compreensão do papel do professor na escola indígena no processo de ensino e aprendizagem, em contextos interculturais, refletindo sobre as aproximações e distanciamentos entre as escolas indígenas e não indígenas.

Além dos alunos do Ensino Médio, o Seminário Intercultural contou com a participação dos professores e funcionários da Gonçalves Vilela; acadêmicos e professores da Unir; e professores e acadêmicos de outras instituições.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Inclusão Social, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo