Governo de Rondônia
29/03/2024

BREAKING DANCE

Evento “Expressando a Arte” marca a Semana da Cultura Hip Hop em Porto Velho

28 de maio de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

População compareceu em grande número ao evento para prestigiar as apresentações de Breaking Dance

Focado na expressão da arte, reunindo talentos, música e expressão artística, a Semana Estadual da Cultura Hip Hop, com o evento “Expressando a Arte”, foi celebrada neste final de semana, no Mercado Cultural de Porto Velho, um dos pontos turísticos da Capital rondoniense, e faz parte do calendário cultural do Estado.

O evento foi idealizado pela Federação Breaking de Rondônia – FBR e contou com o apoio do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – Sejucel, além da Fundação Cultural de Porto Velho – Funcultural. Os artistas participaram da “Batalha de Bboys”, onde houve vários confrontos de melhor performance, além da “Batalha de Rima” e apresentações de DJs, com variadas músicas para animar a atração.

As apresentações tiveram a participação de artistas de Rondônia, Acre e Amazonas

Sobre o evento cultural, o governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou que, o evento “foi dedicado à valorização e difusão do movimento Hip-Hop, sendo um reconhecimento do talento e trabalho dos artistas, de grande importância, não só para quem faz parte, mas também à sociedade”, enfatizou.

O superintendente de Políticas Públicas para a Juventude da Sejucel, Gabriel Barbosa parabenizou ao público presente no evento e declarou que, “o Governo de Rondônia estará dando apoio aos artistas do Hip Hop e Breaking Dance, sendo uma forma de oferecer aos jovens, mais uma oportunidade de se expressarem e desenvolverem, também pessoalmente”.

CULTURA HIP-HOP

A cultura Hip Hop ganhou força em Rondônia, após a Lei Estadual n° 5.405 de 20 julho de 2022, ser sancionada pelo Governo de Rondônia. A lei tem como objetivo incentivar os costumes desta dança e fortalecer a sua identidade cultural.

INCENTIVO

Para o presidente da Federação Breaking de Rondônia – FBR, Cassiano Ferraz, o evento “foi uma oportunidade de reconstrução da cultura Hip Hop, no estado de Rondônia, composta por quatro elementos, sendo a dança, o rap, grafite e o DJ, difundindo essa cultura entre os jovens e adolescentes, sendo uma forma de socialização”, contemplou.

Um dos artistas convidados para o evento cultural, Elton Carlos, que é membro do grupo “Nativus Crew”, de Manaus (AM) e participou de eventos de Hip Hop, representando a América Latina na França, comentou que,

“é de extrema importância a valorização da cultura Hip Hop em Rondônia, configurando uma forma de aprendizado para a juventude, uma conexão com esta prática, que é histórica e hoje, faz parte dos Jogos Olímpicos”, celebrou.

O organizador do evento “Expressando a Arte”, Magno Brito salienta que, assim como o Hip Hop mudou a história de um bairro nos Estados Unidos, pode mudar uma comunidade inteira em outros lugares. “O Hip Hop é algo que aproxima as pessoas, não só da periferia, mas também da alta classe social. É uma forma de inserir aqueles que não conhecem a cultura e até mesmo, afastar da criminalidade. O evento foi uma mensagem no sentido de trazer a população para prestigiar a arte e as performances de quem pratica o segmento”, finalizou.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Richard Neves
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cidadania, Esporte, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Inclusão Social, Lazer, Rondônia, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo