Governo de Rondônia
20/04/2024

EDUCAÇÃO

Estudantes do distrito de Calama, no Baixo Madeira, recebem visita de profissionais da Mediação Tecnológica

23 de janeiro de 2022 | Governo do Estado de Rondônia

Professores da mediação tecnológica deram aulas práticas para os estudantes no distrito de Calama

O Programa Ensino Médio com Mediação Tecnológica, do Governo de Rondônia, tem garantido educação de qualidade para diversos estudantes do Estado, buscando o fortalecimento e a expansão do Ensino Médio. Executado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e coordenado pela Gerência do Centro de Mídia, as ações foram  acompanhadas de perto por profissionais da Educação durante visita ao distrito de Calama, no Baixo Madeira.

Localizada a 200 quilômetros de Porto Velho, a comunidade do distrito de Calama apresenta um número expressivo de estudantes da mediação tecnológica. Em 2021, foram dez turmas com aproximadamente 250 estudantes. Para 2022, a previsão é de que surjam mais três turmas.

Gincanas, oficinas, além de conversas com familiares e estudantes nortearam a visita dos profissionais da Seduc na localidade.

Gincanas e oficinas fizeram parte do roteiro da visita

A estudante Poliana Ferreira, do 2° ano na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio General Osório, conta o que a medição tecnológica significa para quem vive nas regiões ribeirinhas. Segundo ela, o projeto é a solução para várias dificuldades enfrentadas no aprendizado.

A estudante foi contemplada com um netbook, ofertado pela escola a quem necessita. Com essa ferramenta, ela consegue acompanhar as aulas da mediação tecnológica. “A maior dificuldade que tínhamos aqui era o transporte escolar, fazendo com que os professores viessem até nós com as atividades e aulas. A internet foi colocada exatamente para eu e meu irmão estudarmos. Isso mudou tudo”, afirma a aluna.

Para quem terminou o ensino fundamental, ingressar no ensino médio gera bastante expectativa. É dessa forma que Kelly da Silva Santos se sente e não vê a hora de assistir às aulas on-line.

“Esse ano eu passo para a Mediação Tecnológica. Me sinto muito feliz e estou bem curiosa, porque não sei como será, mas sei que tenho muito a aprender”, comentou a estudante.

A gerente da Mediação Tecnológica, Daniele Brasil, explica que a visita dos profissionais da Educação, foi uma estratégia para conhecer a realidade dos estudantes in loco. “É vendo essa realidade que o ensino e a aprendizagem tornam-se mais eficientes e alcançamos assim, o propósito da mediação tecnológica, que é proporcionar o acesso à educação de qualidade. Nos esforçamos para levar essa educação a todos os cantos do Estado”.

Durante a visita ao distrito, os professores puderam gravar uma série de vídeos para incluírem nas aulas da mediação e realizaram atividades práticas com os estudantes. Na oportunidade, foi realizada a formatura de 31 estudantes do 3° ano do ensino médio. Pais, estudantes, professores, coordenadores e profissionais técnicos da mediação foram homenageados na ocasião.

EDUCAÇÃO PARA RONDÔNIA

O Programa Ensino Médio com Mediação Tecnológica atua combatendo a desigualdade educacional por meio da defesa do ensino de qualidade para todos, investindo prioritariamente no atendimento à juventude, oferecendo às comunidades de difícil acesso e com demanda reprimida, melhores condições de trabalho e inclusão social.

Iniciado como um projeto em 2016, o programa atendeu dois mil estudantes em 85 escolas. Em 2021, foram 5.592 estudantes em todo o Estado, com 325 turmas em 118 escolas.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: João Antônio Alves
Fotos: Elis Viana
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Distritos, Educação, Evento, Governo, Inclusão Social, Rondônia, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo