08/05/2024

DESPORTO ESCOLAR

Estudantes de Ji-Paraná são destaque na fase juvenil dos Jogos Escolares de Rondônia

11 de agosto de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Atletas que fazem parte das delegações que integram a Coordenadoria Regional de Educação de Ji-Paraná foram destaque

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação – Seduc, encerrou  esta semana as disputas da fase juvenil dos Jogos Escolares de Rondônia – Joer, no Ginásio Poliesportivo Senador Ronaldo Aragão, em Cacoal. Na ocasião, o segundo bloco de competições foi encerrado e atletas de diversas modalidades foram premiados. Atletas que fazem parte das delegações que integram a Coordenadoria Regional de Educação – CRE de Ji-Paraná foram destaque.

No futsal, o time masculino da Escola Prof° José Francisco dos Santos ficou em primeiro lugar. O time feminino da mesma escola alcançou o segundo lugar. No basquetebol, o time masculino da Escola Gonçalves Dias alcançou o terceiro lugar. No handebol, o time masculino da escola Marcos Bispos da Silva atingiu o segundo lugar. No vôlei de praia, o time masculino da escola Marcos Bispo da Silva atingiu o primeiro lugar. O time feminino da escola Família Agrícola alcançou o quarto lugar. No badminton, o time feminino do colégio Tiradentes da Polícia Militar alcançou o primeiro lugar. No atletismo, o atleta Hugo Custódio, da Escola Gonçalves Dias alcançou o primeiro lugar com 100 metros e o segundo lugar no salto em distância. No tênis de mesa, o time masculino da Escola Carlos Drummond de Andrade, alcançou o quarto lugar.

Segundo a coordenadora, Rosângela Falqueto, durante toda a fase estadual juvenil as competições ocorrerem conforme o planejado. “Estamos satisfeitos e orgulhosos com os resultados. Tudo isso é fruto de um esforço conjunto do Governo do Estado e os estudantes”, ressaltou.

MODALIDADES INDIVIDUAIS

Também houveram atletas com destaque em categorias individuais. No judô, o atleta Murilo Ferreira Fontoura, do Colégio Tiradentes da Polícia Militar CTPM IV, alcançou o segundo lugar, na categoria média, com 81kg.

VALORES

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o empenho e a união das 1.829 pessoas envolvidas, entre atletas e técnicos mostram a força do espírito esportivo, que envolve o Joer. “Os jogos promovem um intercâmbio social, além de fomentar o surgimento de novos talentos esportivos, sempre norteados pelos princípios do respeito e da compreensão mútua”, ressaltou.

FASES

Os atletas e técnicos campeões seguirão representando suas regionais nas fases estaduais dos jogos que acontecerão nos dias:
31 de julho à 8 de agosto – Fase estadual juvenil, em Cacoal
26 de setembro à 05 de outubro – Fase estadual infantil, em Ji-paraná
e 11 à 15 de outubro – Fase estadual paralímpica, em Cacoal

DISPUTAS NACIONAIS

Os atletas e técnicos campeões poderão representar o estado de Rondônia nos Jogos da Juventude, previsto para acontecer em Ribeirão Preto, estado de São Paulo, de 1 a 16 de setembro e também nos Jogos Escolares Brasileiros (Jebs), previsto para acontecer entre os dias 31 de outubro e 15 de novembro, no Rio de Janeiro.

Texto: Ananda Carvalho
Fotos: Cristian Alves