Governo de Rondônia
30/04/2024

EDUCAÇÃO

Escolas de Rondônia participam do 4º Estudo Regional Comparativo e Explicativo

19 de julho de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

A Diretoria de Avaliação da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anisio Teixeira (Inep) está organizando a aplicação das provas do 4º Estudo Regional Comparativo e Explicativo  (Erce), que ocorrerá em dois dias subsequentes no período que vai de 1 a 15 de outubro de 2019, em 293 escolas amostradas em todo o país. Rondônia teve selecionadas as escolas EMEIEF Padre Angelo Spadari  (Ariquemes), EEEFM José Otino de Freitas (Porto Velho) e  EMEF Doutor Custódio (Itapuã do Oeste)

O objetivo do Erce é obter informação sobre o desempenho escolar dos estudantes do ensino fundamental em cada um dos países participantes. O projeto aplica provas de Leitura, Escrita e Matemática a estudantes de 4º e 7° anos, além de Ciências para estudantes do 7º ano e questionários para os estudantes e suas famílias ou tutores, docentes e diretores.

Lembramos que o Erce não divulga resultados por escola, estudante ou município. O resultado é divulgado apenas nacionalmente. O Estudo Regional Comparativo e Explicativo (Erce) é uma avaliação educacional que tem como finalidade medir a qualidade da educação no Ensino Fundamental na América Latina e Caribe a partir de provas e questionários aplicados a uma amostra de estudantes.

No Brasil, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é o responsável pela aplicação do Erce, do qual participa desde a primeira edição, em 1997. Anteriormente, e dependendo da edição, a avaliação era chamada de Perce, Serce e Terce. Os estudos são realizados de maneira escalonada, de modo a produzir dados cronologicamente comparáveis.

O Erce é uma realização do Laboratório Latinoamericano de Avaliação da Qualidade da Educação (LLECE), da Oficina Regional da Unesco para a América Latina e o Caribe (OREALC/Unesco).

O Erce 2019 produzirá evidências que permitirão avaliar o desempenho dos estudantes na região. Por meio de provas e questionários de fatores associados, serão produzidos dados que ajudarão a explicar as circunstâncias que afetam o aprendizado das crianças da América Latina e Caribe. Os estudos comparativos tomam como ponto de partida os resultados dos em provas de Linguagem, Matemática e Ciências da Natureza, além de questionários. Os países que participarão do Erce 2019 são: Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai.

LISTA DE ESCOLAS SELECIONADAS PARA PARTICIPAR DO ERCE/2019 – RONDÔNIA

Escolas selecionadas Munícipio Número de Turmas Quantidade de Alunos IDEB
4º ano 7º ano 4º ano 7º ano 2017 Município
EMEIEF PADRE ANGELO SPADARI Ariquemes 04 100 5,0
EEEFM JOSE OTINO DE FREITAS Porto Velho 08 258 5,0 4,7
EMEF DOUTOR CUSTODIO Itapuã do Oeste 06 176 4,0 4,2

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antônio Queiroz
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Evento, Governo, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo