INVESTIMENTOS

Escolas de Cacoal recebem kits pedagógicos adquiridos pelo Governo de Rondônia para fortalecer o ensino-aprendizagem

23 de março de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Os 870 kits do Programa “Revisa Enem” vão dar suporte aos professores e fortalecer o ensino-aprendizagem dos alunos

Com a chegada do material didático adquirido pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a Coordenadoria Regional de Educação (CRE) em Cacoal iniciou a distribuição às escolas estaduais neste município e Ministro Andreazza.

São 870 kits do programa “Revisa Enem” entregues aos estabelecimentos educacionais que oferecem o ensino médio na “Capital do Café”. A Escola Estadual Cora Coralina, em Cacoal que atende 913 alunos, recebeu 312 kits. O material é destinado aos alunos do terceiro ano que já se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“Esses kits são mais um suporte ao trabalho dos professores e permitem o contato do aluno com a escola, garantindo que o mesmo fortaleça o vínculo do ensino-aprendizagem, por meio de uma metodologia que já faz parte da memória dele, inclusive afetiva. O material é um investimento de alta qualidade do Estado de Rondônia e temos alcançado excelentes resultados com o uso dele. A equipe aprova e os estudantes se beneficiam”, ressalta a diretora da escola, Fabrícia Miler de Paula Cintra.

Alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Cora Coralina foram contemplados com 312 kits do “Revisa Enem”

Foram entregues também ao Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos Aída Fíbiger de Oliveira, 141 kits pedagógicos, compostos por 12 livros didáticos, para dar assistência ao sistema semestral. No final de 2019, a unidade recebeu três mil livros para atender o modular. Atualmente, o Ceeja atende 553 alunos na “Capital do Café”.

“É sabido que, dentro os recursos utilizados nas aulas, o livro didático é um dos que exerce maior influência na prática de ensino. Afinal, os livros propõem práticas pedagógicas significativas. Por isso, estamos felizes com esse investimento e parabenizamos o Governo de Rondônia, pois há anos o Ceeja não recebia esses materiais. Possuíamos uma ausência ou inadequação de recursos didáticos voltados à Educação de Jovens e Adultos e que está sendo sanada em todos os Ceejas de Rondônia. Por isso, a nossa gratidão”, ressaltou Lucilene Gonçalves, a diretora.

Em 2020, aproximadamente 1.300 alunos foram atendidos pelo Ceeja Aída Fíbiger de Oliveira. O Centro oferece o sistema modular, em que as disciplinas são divididas em módulos por séries; o sistema semestral, com aulas todos os dias e a possibilidade de concluir uma série de ensino a cada semestre. Há ainda os provões, onde os candidatos se submetem ao exame geral para aferir conhecimento. Em uma única prova, os candidatos tem a opção de concluir o período escolar, tendo como opções os provões do 1º ao 4º ano, do 5º ao 8º, ou de todo o Ensino Fundamental, do 1º ao 8º ano, e o provão do Ensino Médio, do 1º ao 3º ano.

“Nós queremos parabenizar o Governo de Rondônia, em especial ao governador Marcos Rocha, por esse olhar atento à Educação. Agradecemos às equipes da Seduc, pela rápida distribuição do material, e aos professores que com certeza farão um excelente uso desse material, um grande diferencial para o ensino-aprendizagem”, finalizou o secretário executivo regional do Governo em Cacoal, José Moura.

Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin