Governo de Rondônia
28/03/2024

EDUCAÇÃO

Escola Sebastiana Lima de Oliveira comemora 30 anos de criação

26 de julho de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Uma vasta programação foi cumprida na comemoração alusiva aos 30 anos de criação, no último dia 12, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Sebastiana Lima de Oliveira, localizada no bairro Vila Eletronorte, em Porto Velho  (RO) e que reuniu professores,  estudantes, convidados, autoridades e a população dos bairros adjacentes.

Familiares da professora Sebastiana Lima de Oliveira foram homenageados

A coordenadora Regional de Educação de Porto Velho, professora Paula Fernanda Pio Macedo  Benarrosh, representou o secretário de Estado da Educação de Rondônia, professor Suamy Vivecananda Lacerda de Abreu, na comemoração do citado estabelecimento de ensino.

Familiares da professora Sebastiana Lima de Oliveira, que empresta o nome para o estabelecimento de ensino,  participaram da solenidade festiva e foram homenageados pela data, bem como servidores da escola com 30 anos de serviços prestados ao estabelecimento de ensino.

Manifestações culturais, lazer, recreação, atividades esportivas, entretenimento foram algumas das ações realizadas durante a semana comemorativa a data e no dia 12.

A data de autorização de funcionamento, concedido pelo Conselho Estadual de Educação de Rondônia é 05 de abril de 1989 e teve como sua primeira diretora a professora Marta Isabel Barbosa.

A atual diretoria do estabelecimento de ensino, professora Kátia Lima, que tem como vice-diretor o professor José Ailton de Farias, organizou a programação festiva, que a direção da escola fez constar no seu calendário escolar foi um evento comemorativo de brilhantismo na área educacional, visto que o sentimento de orgulho da escola estar comemorando 30 anos de atividades é motivo de alegria para os moradores do bairro.

As supervisoras Carmelina Dolores dos Santos Silva e Michele Bernardo Medeira, juntamente com a orientadora Marilene Meireles da Conceição ficaram sob a responsabilidade da organização das movimentações culturais e que envolveram, os professores e alunos dos três turnos da escola.

A professora Katia Lima disse que um dos objetivos da festa foi estreitar os laços da comunidade com a escola.” O conceito de educação é que nossos alunos construirão valores que serão incorporados ao longo da vida e onde ocorrer os primeiros passos para a socialização na caminhada vitoriosa da vida”, definiu a diretora.

A nova logomarca da escola foi apresentada

A escola tem 65 servidores, incluindo professores e demais profissionais da educação, e estão matriculados regulamente 467 alunos nos três turnos, que assistem aulas em sete salas, com 17 turmas.

O maior sonho dos estudantes, professores e trabalhadores em educação é terem uma quadra poliesportiva, visto que não participaram dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer) e outras competições por não terem um local para treinamento, fazendo com que a escola não tenha visibilidade esportiva e os alunos não se destaquem em modalidades esportivas.

Um detalhe é que a escola não tem laboratório de informática e, com isso, o potencial dos estudantes não podem ser explorados pedagogicamente, visto que não tem como os professores se aprofundarem na transmissão de conhecimento.

A escola tem cozinha e funciona normalmente, porém não existe refeitório e os alunos fazem as refeições espalhados pelo pátio interno do estabelecimento de ensino.

Os professores reivindicam a construção de um auditório, visto que as reuniões são feitas em locais não apropriados, principalmente quando ocorrem com as presenças dos pais e/ou responsáveis pelos alunos.

Com uma biblioteca funcionando normalmente, a escola oferece o estudo para Jovens e Adultos (EJA) e que – por algum motivo – pararam de estudar.

Uma nova logomarca foi apresentada durante o evento festivo.

A diretora Kátia afirmou que estão em andamento no estabelecimento de ensino o Projeto Cultura, Tarde de Talentos, Sou Mais que um Vendedor, Karatê, Bullying e Feira de Cultura. “Nosso objetivo, agora, é alcançar as metas estabelecidas para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e melhorar a qualidade do ensino na escola”, destacou Kátia.

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Divulgação/Kátia Lima
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Evento, Governo, Rondônia, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo