17/05/2024

DESEMPENHO

Escola Anísio Teixeira se destaca em Rondônia na primeira participação no Enem

07 de agosto de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Diretor atribui resultado ao empenho dos alunos e professores da Anísio Teixeira

Diretor atribui resultado ao empenho dos alunos e professores

Em sua primeira participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Escola Estadual de Ensino Médio Anísio Teixeira, de Porto Velho, ficou em primeiro lugar entre as escolas públicas da rede estadual de Rondônia, obtendo média 545 nas provas objetivas.

Atualmente, a Anísio Teixeira tem 6 turmas e 180 alunos que estudam em regime integral – das 7h30 às 17h30. Durante esse período, os estudantes têm aulas do currículo obrigatório, oficinas e são oferecidas aulas suplementares.

Segundo o diretor da unidade, Edmilson Constantino de Barros, o sucesso é fruto do compromisso de todos. “Quando preciso eleger um item principal para o êxito dos alunos, elejo o entusiasmo deles e dos professores como o motivo pelo qual obtivemos o primeiro lugar em Rondônia”, destacou.

Ele informou que o público da escola é heterogêneo, das mais diversas classes sociais, mas todos os alunos são comprometidos com o conhecimento.

Para o vice-diretor, Maycon Rock, fatores, como horário integral, aulas suplementares e oficinas interdisciplinares são fundamentais para este resultado. “Esses fatores abrem a visão dos alunos para o mundo e a realidade, dando-lhes uma visão holística”, declarou.

A secretária estadual da Educação, Fátima Gavioli, enalteceu o trabalho dos profissionais da educação como o ponto primordial para lograr êxito no Enem.

“Sem dúvida, todo esforço do Estado em melhorar as condições das escolas são importantes, mas a dedicação de cada professor é o que, no final, vai determinar os resultados”, declarou a secretária, parabenizando gestores e alunos das escolas que conseguiram superar as adversidades e alcançaram bons índices no exame.

Gestores da Escola Estadual Anísio Teixeira

Gestores da Escola Estadual Anísio Teixeira comemoram resultado

CLASSIFICAÇÃO

As quatro primeiras instituições bem colocadas no Enem de Rondônia, pelo critério de escolas públicas, são da Capital: Anísio Teixeira, Colégio Tiradentes da Polícia Militar, Barão do Solimões e João Bento da Costa.

Para Irany Oliveira, coordenadora regional de Educação de Porto Velho, o fato de as quatro primeiras colocadas serem da Capital é indicativo de que o caminho está certo. “Atribuo esse resultado ao trabalho pedagógico coordenado pelas equipes gestoras dessas escolas e ao trabalho docente efetivado em sala de aula por professores competentes e comprometidos”, afirmou Fátima Gavioli.

Ela ainda destacou o desempenho dos estudantes, ressaltando a dedicação ao estudo; e agradeceu aos funcionários das quatro primeiras colocadas pelo empenho e o sucesso no Enem.
Os professores da Anísio Teixeira que colaboraram para alcançar a primeira colocação foram: Mary Claúdia (educação física), Jefferson Castro (biologia), Rosemeri Tramontini (sociologia e filosofia), Valney Passos (matemática), Roseney Delabona (biologia), Rogério Cajueiro (geografia), Rosângela Flores (espanhol), Isadora Silva (inglês), Vanilda da Silva e Fabiele Souza (português), Eduardo Augusto (música), Maycon Vital (história) e Crivaneuma Santos (química).

Texto: Fabio Arantes
Fotos: Secom