Governo de Rondônia
15/06/2024

CULTURA DE PAZ

Encontro formativo para implantação do Projeto “E-paz” é realizado na Escola Capitão Cláudio, em Porto Velho

18 de maio de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

A capacitação objetiva criar uma rede de proteção e desenvolver uma cultura de paz

Em uma iniciativa do Governo de Rondônia, gestores, estudantes e servidores escolares participaram do encontro formativo para implantação do Projeto Educação de Paz, conhecido como E-paz, na Escola Estadual Capitão Cláudio, em Porto Velho. A capacitação objetiva criar uma rede de proteção e desenvolver uma cultura de paz, visando à prevenção da violência nas escolas da Rede Estadual de Ensino.

Sob execução da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o projeto é realizado em parceria com órgãos estaduais que integram o Comitê Estadual de Cultura de Paz nas Escolas, instituído por meio do Decreto n° 28.561 de 9 de novembro de 2023.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o estado tem adotado uma série de ações para garantir um ambiente saudável e seguro para todos os profissionais e estudantes. “Além de parcerias com instituições militares, estamos promovendo capacitação para aqueles que têm contato direto com a comunidade escolar, como uma forma de prevenir que situações de violência aconteçam nas unidades educacionais da Rede Estadual de Ensino”, ressaltou.

SOBRE O PROJETO

O projeto é executado pela Seduc

A formação iniciou com a mediação da psicóloga e analista educacional, Val Marques, que realizou uma dinâmica que incentiva a observação e um olhar mais atento ao próximo. O evento reuniu técnicas de educação da Coordenadoria de Gestão Escolar e Gerência de Gestão Democrática, em uma ação conjunta com a Gerência de Saúde Ocupacional, para apoiar as equipes gestoras das escolas, socializando conhecimentos técnicos e pedagógicos que ampliem a eficácia dos processos de registros no aplicativo das unidades escolares.

De acordo com a coordenadora de Gestão Escolar, Sheila Ribeiro, esse projeto surgiu de uma visão estratégica da gestão, em função dos reiterados casos de violências que estavam acontecendo nas escolas. “A iniciativa tem como finalidade fortalecer uma rede de proteção às crianças, adolescentes e adultos no ambiente escolar, além de analisar os índices de violência física, psicológica, sexual, negligência ou abandono e trabalho infantil, praticados contra estudantes e funcionários”, destacou.

FORMAÇÕES DE 2023

Em 2023, três escolas estaduais participaram da implantação do projeto piloto em Porto Velho: Instituto de Educação Estadual Carmela Dutra, localizado no centro; Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Flora Calheiros, na zona Leste; e Escola Estadual de Ensino Médio Professor João Bento da Costa, na zona Sul.

PROGRAMAÇÃO 

Para este ano, serão contempladas mais três escolas, sendo o primeiro encontro realizado na EEEFM Capitão Cláudio, na zona Sul, com sequência de programação conforme data e local, a seguir:

  • Dia 17/5 – Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Risoleta Neves.
  • Dia 29/5 – Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Luiz, das 8h às 11h30.

Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Assessoria Seduc
Fotos: Assessoria Seduc
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Legislação, Porto Velho, Porto Velho, Rondônia, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo