11/05/2024

12 de julho de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

capacitacao 1

Curso foi realizado nos dias 7 e 8 de julho

Foi realizado nos dias 6 e 7, no Rondon Palace Hotel, o Workshop de Tecnologia Intel Rondônia. O curso foi oferecido pela Intel em parceria com o Instituto Paramitas, que é parceiro pedagógico antigo da Intel Educação, e trabalha com diversos dispositivos, cursos e programas desenvolvidos para a formação de professores, alunos e comunidade.

O evento ocorrido em Rondônia se deu por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que através da Diretoria Geral de Educação (DGE), contemplou formadores dos Núcleos Tecnológicos Educacionais (NTEs); coordenadores da Mediação Tecnológica; Educação Especial e Aluno Digital.

A finalidade foi ofertar aos participantes formação continuada em livros digitais, hardware e softwares. Tecnologias móveis e digitais, atualizadas, para proporcionar a utilização e a integração desses equipamentos à educação.

A formação aconteceu através da Empresa Multinacional Americana de Serviços Online e Software (Google), e via Iecap, (Offline) um dispositivo voltado para estudantes do ensino público que leva em conta problemas nacionais como falta de banda larga e instabilidade da rede elétrica em regiões distantes.

O Iecap permite em uma solução integrada explorar com autonomia todos os conteúdos desejados e propor atividades em rede, quebrando o padrão de que essa colaboração digital só acontece quando se tem acesso à Internet. Uma alternativa que colabora com os estudantes fazendo-os realizar projetos escolares, estudos e integrarem-se às tecnologias digitais.

Foram abordados o acesso e o funcionamento da plataforma Livros Digitais, que trata da criação de livros de forma prática e gratuita. O Livro Digital permite, além do acesso, a utilização de livros didáticos, paradidáticos, portais de acesso gratuitos e/ou pagos, tais como Google livros digitais; Árvore de livros; Abre Livros; Projeto Voaz; Portal da Escola Inovadora, assim como aplicativos do portal.

Durante o Workshop, os professores formadores e participantes fizeram a utilização de recursos do SPARKvue, que possibilita a coleta de dados utilizando sensores de temperatura, luz, som, e ainda, o Lab Câmera, um aplicativo de exploração científica que permite que os estudantes realizem observações científicas e medições usando a câmera integrada do notebook ou do tablet, também foi explorado o uso do lego na metodologia de ensino.

Para aproveitar melhor a oportunidade de aprendizagem, os participantes foram divididos em grupos de estudo, para dessa forma, conhecer os recursos de tecnologia educacional, familiarizarem-se com eles, e por meio de dinâmicas, reforçar o ensino.

O evento teve como público-alvo os formadores dos 11 Núcleos de Tecnologia Educacional dos municípios de Ariquemes, Cacoal, Cerejeiras, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Ouro Preto, Pimenta-Bueno, Rolim de Moura, São Francisco e Vilhena, e da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), as coordenações da Mediação Tecnológica, da Educação Especial e Aluno Digital. Participaram do acontecimento 10 (dez) educadores do interior do Estado e 15 (quinze) de Porto Velho.

Texto: Claudilene Regis

Rondônia