Governo de Rondônia
27/04/2024

DESTAQUES DA SEMANA

Empreendedorismo feminino; saúde da mulher; redução da criminalidade ambiental estão entre os destaques da semana

08 de março de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Em 2021, empreendedora iniciou o curso de Panificação e Confeitaria, ofertado pelas escolas móveis

Em uma semana marcada pelo “Dia da Mulher”, o Governo de Rondônia destaca o empreendedorismo feminino com cursos do Idep; campanhas e ações em benefício da saúde da mulher; redução de crimes ambientais por todo o Estado; incentivo à prática esportiva por meio do programa Pró-Atleta; expectativa na movimentação econômica da 11ª Rondônia Rural Show Internacional; o “Dia D de Combate à Dengue” e muitas outras ações do Estado.

  • MULHER EMPREENDEDORA

Com as escolas móveis do Governo de Rondônia, a vida e os sonhos de vários rondonienses têm se transformado, como a diarista Tereza Dalla Palla, do município de Candeias do Jamari, que se matriculou no curso de Panificação e Confeitaria. Interessada pela atividade e com o certificado em mãos, a ex-aluna do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) passou a comercializar sua produção, tendo produtos aprovados por sua clientela e consolidando-se no empreendedorismo.

Matéria na íntegra

  • MARÇO LILÁS

A Policlínica Oswaldo Cruz atende a população de todo o Estado, oferecendo serviços e exames na especialidade

O mês de março é marcado pelo alerta de prevenção e cuidados com a saúde da mulher e, nesse sentido, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) reforçou atenção especial à campanha “Marcha Lilás”, que visa conscientizar sobre a prevenção e o combate ao câncer de colo uterino. Essa ação tem sido uma das metas de saúde pública, reforçadas pelo Governo de Rondônia. Só em 2023, segundo dados da Agência de Vigilância Sanitária (Agevisa), foram realizados mais de 70.710 exames de Papanicolaou em Rondônia.

Matéria na íntegra

  • CRIMES AMBIENTAIS
    Rondônia alcançou redução nos crimes ambientais em 2023, sendo 80,92% menos ocorrências em relação a 2022, um indicador promissor que reflete os esforços de preservação e fiscalização ambiental na região. Os dados do Observatório Estadual de Segurança Pública, demonstram avanços das ações do Governo do Estado pela conscientização e implementação de políticas públicas, voltadas à proteção do meio ambiente, destacando a importância do combate aos crimes ambientais à sustentabilidade da região.

Matéria na Íntegra

  • INCENTIVO AO ESPORTE

Programa Pró-Atleta tem o objetivo de incentivar o esporte

O atleta de Triatlon Maicon Romano representará o Estado, na tradicional Corrida Capixaba de Ferro, que será realizada no dia 17 de março, em Vitória (ES). Incentivado pelo Programa Pró-Atleta do Governo de Rondônia, o competidor se junta a tantos outros atletas rondonienses, que fortalecem o desenvolvimento desportivo do Estado, por meio de competições locais, estaduais e nacionais.

Matéria na íntegra

  • OPERAÇÃO ÁTRIA

As ações de proteção e combate à violência contra as mulheres foram destacadas pelo Governo de Rondônia, no lançamento da Operação Átria, realizada no Quartel-General do Comando Geral da Polícia Militar (PMRO), em Porto Velho. Esta operação visa prevenir crimes de violência, em alusão ao mês de março; por ser comemorado o “Dia Internacional da Mulher”.

Matéria na íntegra

  • RRS INTERNACIONAL
    Neste ano, a Rondônia Rural Show Internacional promete uma evolução no volume de negócios e fortalecimento da economia. A Feira, criada pelo Governo do Estado, se prepara para sua 11ª edição, entre os dias 20 e 25 de maio, com o objetivo de superar a arrecadação do ano anterior, que foi de mais de R$ 3,5 bilhões em transações.

Matéria na íntegra

  • INCLUSÃO SOCIAL 

A ação tem por objetivo ampliar as oportunidades de participação da sociedade, nos editais do Estado

O Governo de Rondônia deu um passo importante rumo à inclusão social, ao disponibilizar versões acessíveis do Edital da Lei Paulo Gustavo no canal de YouTube da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel). A primeira versão está em Língua Brasileira de Sinais (Libras), com adaptações, como parte da política de acessibilidade e inclusão do Estado, visando ampliar oportunidades de participação da sociedade nos editais de Rondônia.

Matéria na íntegra

  • RONDÔNIA CIDADÃ
    Nos dias 9 e 10 de março, o Programa Rondônia Cidadã do Governo de Rondônia disponibilizará mais de 30 serviços essenciais aos moradores do município de Ministro Andreazza, a 460 quilômetros de Porto Velho. Com esta 72ª edição, o Programa completará 44 municípios visitados pela equipe da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seas), que o executa em parceria com outras instituições.

Matéria na íntegra

  • DIA D

Água contaminada com larvas do mosquito Aedes aegypti

O Governo de Rondônia instituiu o dia 16 de março, como “Dia D de Combate à Dengue” em todo o Estado, possibilitando à população realizar mobilizações em prol do combate à infestação do mosquito transmissor da doença. Com a determinação, serão realizadas ações pedagógicas e instrutivas para estudantes da Rede Pública Estadual, no que diz respeito à conscientização, além da colaboração de Secretarias, Autarquias Locais e Órgãos da Administração Pública, em conjunto à Secretaria de Estado de Saúde (Sesau).

Matéria na íntegra

  • SAÚDE DA MULHER
    Em alusão ao Mês da Mulher, serão realizados exames de Papanicolaou e Mamografia gratuitos nos dias 25 e 26 de março, para a comunidade e funcionários do Hospital de Retaguarda de Rondônia, em Porto Velho. O caminhão do Hospital de Amor da Amazônia ficará estacionado em frente à unidade estadual para prestar atendimento. O exame de Papanicolau, conhecido como exame citológico cervicovaginal, é essencial na prevenção do câncer do colo do útero.
  •  Saúde da mulher; redução dos crimes ambientais estão entre os destaques da semana do Governo de Rondônia

Matéria na íntegra

  • REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA
    O Governo de Rondônia tem se empenhado no trabalho de Regularização Fundiária Urbana de Interesse Social, visando garantir o acesso à moradia digna e a regularização de imóveis a milhares de famílias da Capital. Em parceria com a Prefeitura de Porto Velho, o Executivo Estadual vem dando um passo importante na regularização de áreas sob controle estatal, como os bairros Nacional, São Sebastião I e São João Bosco.

Matéria na íntegra


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Governo de Rondônia
Fotos: João Alburquerque, Bruno Motoyama, Athur Gusmão e Esio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cerimônia, Cidadania, Cultura, Cursos, Direitos, Economia, Educação, Empresas, Esporte, Evento, Fiscalização, Governo, Inclusão Social, Indústria, Infraestrutura, Rondônia, RRSI, Saúde, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo