Governo de Rondônia
04/05/2024

CAPACITAÇÃO

Diretores das unidades prisionais de Porto Velho são treinados para trabalhar com o novo programa de cadastro de apenados

05 de abril de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Nesta quinta (7) e sexta-feira (8) será realizado treinamento para todos os diretores das unidades prisionais de Porto Velho, na  sala de reuniões da Secretaria Estadual de Justiça (Sejus). Ministrado pela Gerência de Tecnologia, o treinamento tem como objetivo capacitar os diretores administrativos das unidades a trabalhar com o novo programa que irá atualizar o banco de dados com informações dos apenados.

Segundo o gerente de Tecnologia da Sejus, Filipe Jeferson Guedes Aragão, o Sisjus é um programa de cadastro e movimentação de apenados entre as unidades prisionais. Atualmente, o cadastro das informações dos apenados é feito em planilhas no Excel ou manualmente. “Com a efetivação do Sisjus, a partir do momento que o apenado der entrada no sistema penitenciário, ele será automaticamente cadastrado nesse programa com as suas informações pessoais, documentais, corporais, vida pregressa, endereço, telefone e filiação”, explicou Filipe Jeferson.

Ele ressaltou que tanto a Sejus como as unidades prisionais terão maior agilidade na busca de informações dos apenados. “Quantitativo, motivo da prisão e a distribuição correta dos apenados pela ordem do crime cometido. Por exemplo, o apenado que cometeu um crime de ordem sexual já vai para uma unidade destinada ao cumprimento da sentença. Além de organizar as informações, o programa dará apoio para a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesdec) e a Polícia Militar no tocante à fuga de apenados”, disse Filipe.

Na ocorrência de fuga, automaticamente o programa deve ser atualizado, constando no perfil do apenado que ele está foragido do sistema prisional. “A Polícia Militar já recebeu treinamento de como utilizar o programa, já possui o login e senha para acesso a esse sistema, evitando que o policial tenha que ir na unidade pedir uma declaração para saber se o apenado é foragido ou não. Com o sistema já atualizado, o próprio policial militar no ato do registro da ocorrência, vai fazer a pesquisa pelo nome do apenado e vai verificar se ele é foragido ou não”, salientou Filipe.

Uma das agilidades do Sisjus é que além do apenado ser reconhecido pelo nome, também poderá ser reconhecido pelo nome da mãe, pelo nome falso (se apresentar algum documento falso), ou por algum alcunha (apelido que possuir na rua).

ACESSO

O Sisjus é um sistema online, que tem acesso permitido através da internet. O programa foi desenvolvido durante os anos de 2014/2015 e colocado em fase de teste no final de 2015. “Esse é um pré sistema, que vai iniciar a base para a vinda de um sistema bem maior que a Sejus conseguiu trazer a custo zero do Estado do Espírito Santo. Esse trabalho foi desenvolvido em conjunto entre a gerência de tecnologia e a gerência de inteligência”, afirmou Filipe.

O RH Digital é outro programa que será efetivado na Sejus. De acordo com Filipe, é uma demanda antiga da secretaria. “Com esse programa a Sejus terá todo o panorama, cadastro e controle dos servidores, com foto, endereço, formações profissionais, processo administrativo e se possui capacitação para assumir cargos maiores dentro da secretaria”, explicou o gerente.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Cíntia Xavier
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Infraestrutura, Justiça, Rondônia, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo