Governo de Rondônia
25/04/2024

MAIS RECURSOS

Democratizar o conhecimento e mudar a vida do cidadão é objetivo do Fórum da Rede+BRASIL nesta terça-feira (26)

25 de novembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

O fórum é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Sedi e da Sepog.

Com o objetivo de viabilizar mais recursos para investimentos em educação, saúde, infraestrutura, emprego e outros setores que atendem diretamente à população, acontece nesta terça-feira (26) o Fórum Regional de Fortalecimento da Rede+BRASIL, Etapa Rondônia, das 8h às 17h, no auditório do L’Acordes Hotel, em Porto Velho.

O evento é realizado pelo Governo de Rondônia, por meio da Superintendência de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi) e Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), em parceria com o Ministério da Economia.

A Rede+BRASIL é um sistema que reúne vários recursos de todo o país advindos do governo federal. Esses recursos podem ser utilizados em várias áreas que beneficiam diretamente o cidadão. No entanto, das 480 propostas apresentadas em 2019, em Rondônia, apenas 26% foram aprovadas. Muitas delas foram recusadas por terem projetos mal elaborados ou por erros técnicos.

Visando aumentar a porcentagem de projetos aprovados, o Fórum Regional de Fortalecimento da Rede+BRASIL pretende integrar os parceiros da rede, como ministérios, Tribunal de Contas da União, Tribunais de Contas Estaduais, Controladoria Geral da União, governos estaduais, entidades municipalistas, sociedade civil organizada, entre outros. Outro objetivo do sistema é dar visibilidade para as transferências de recursos. Os repasses são feitos pelo Sistema. Além disso, os projetos passam por inúmeras auditorias realizadas pelo próprio Ministério da Economia.

“É um momento importante para o nosso Estado, em que Rondônia se insere na nova plataforma lançada pelo governo federal. A Rede+BRASIL vem substituir a antiga rede Siconv. É um momento em que teremos entes aqui de Rondônia e de Brasília para essa reunião. É um momento também de capacitação de multiplicadores, para que eles possam difundir a plataforma que traz a desburocratização e um canal único para captar recursos, resultando em mais obras, mais entregas e também melhorias para a vida de cada um de nós”, explica Sérgio Gonçalves, superintendente da Sedi.

“É importante que eles participem desse treinamento de capacitação para que sejam multiplicadores nas suas unidades e nas suas regiões. A Rede+BRASIL veio para facilitar o que a Rede Siconv não conseguia fazer, porque era muito fechada. É uma rede que integra todas as unidades de forma célere, eficaz e eficiente”, destaca Pedro Pimentel, secretário da Sepog.

O Fórum deve contar com a presença do governador Marcos Rocha e autoridades de ministérios, Tribunal de Contas da União, Tribunais de Contas de Rondônia, Controladoria Geral da União, prefeituras de Rondônia, sociedade civil organizada, entre outros.

 

Leia mais:

Estado reforça convite às instituições estaduais para participação no Fórum Rede +Brasil

Prefeitos da Zona da Mata recebem convite do Governo do Estado para o Fórum da Rede + BRASIL

No Sul do Estado, Governo reforça convite aos prefeitos para participarem do Fórum de Fortalecimento da Rede + Brasil


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Devanil Júnior
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Economia, Empresas, Evento, Indústria, Infraestrutura, Saúde, Segurança, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo