18/05/2024

Flor

Definida nova data para 30ª edição do arraial Flor do Maracujá

10 de junho de 2012 | Governo do Estado de Rondônia

Na manhã desta sexta-feira (15), o secretário dos Esportes, da Cultura e do Lazer, Francisco Leilson “Chicão”, concedeu uma entrevista coletiva a imprensa rondoniense no Espaço Multieventos (antigo Parque dos Tanques), informando novidades sobre a 30ª edição do Arraial Flor do Maracujá.

De acordo com o titular da Secel, a tradicional festa folclórica considerada o maior arraial da região norte, será realizada na semana do folclore, entre os dias 24 de agosto e 2 de setembro, no Espaço Multieventos. “O parque voltou recentemente aos cuidados do governo e está sendo reestruturado para receber os grandes eventos realizados e apoiados pelo governo de Rondônia. O primeiro deles será a Flor do Maracujá. A Semob, Semusb e o DER estão trabalhando na terraplanagem e limpeza do terreno e a Eletrobrás na estrutura de iluminação” afirmou Chicão.

O secretário informou também que esta não será a data definitiva do arraial, “Fizemos uma adaptação para este ano devido às mudanças. Mas dessa forma todos serão beneficiados, os grupos terão mais tempo para concluir suas indumentárias e ensaiar e os barraqueiros para se organizar além podermos oferecer mais conforto e segurança as milhares de pessoas que frequentam as 10 noites de festa”.

Segundo Chicão, já existem projetos para que após a realização do arraial o espaço seja preparado e fique a disposição de manifestações culturais, esportivas e lazer como, feiras, shows, carnaval, arraiais, festivais além de campeonatos esportivos entre outros grandes eventos que contarão com espaço privilegiado.

Flor do Maracujá

Esta será a 30ª edição do arraial Flor do Maracujá que abriga a 31ª mostra de quadrilhas e bois-bumbás de Rondônia, reunindo 33 grupos folclóricos divididos em três apresentações por noite.

A festa que será realizada na semana do folclore e também faz parte das comemorações do centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, receberá além das tradicionais apresentações de quadrilhas e bois-bumbás, shows de grupos folclóricos da região do baixo madeira, Vale do Guaporé incluindo os bois de Guajará-Mirim, Malhadinho e Flor do Campo.

A estrutura contará com praça de alimentação composta por barracas e tendas além dos ambulantes. Será montado também um espaço de 400 m² com artesanato que receberá artesãos de todo o Estado com peças regionais de materiais variados como: madeira, sementes, cerâmica, cipó, barbante, tecido entre outros que serão expostas e comercializadas.

O Flor do Maracujá é uma realização do governo do Estado por meio da secretaria dos Esportes, da Cultura e do Lazer (SECEL) em parceria, neste primeiro momento, com a prefeitura de Porto Velho que disponibilizou os serviços da Semob, Semusb, além do DER e Eletrobrás entre outros.

Texto: Emilli Sousa