CAPACITAÇÃO

Curso de Armamento e Mediação de Conflitos é realizado para policiais penais estaduais e federais

05 de abril de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

O Governo de Rondônia capacitou 38 policiais penais Estaduais, Federais e da Força Nacional nos cursos de Armamento e Tiro – Espingarda cal.12 e Mediação de Conflitos, nos dias 3 e 4, em Porto Velho. A ação foi realizada por meio da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), e os cursos são ofertados visando o aperfeiçoamento profissional das forças policiais, que possuem contato direto em sua rotina laboral, com o Sistema Penitenciário. As capacitações foram organizadas e ministradas nas dependências da Escola Estadual de Serviços Penais (Esep), localizada na estrada da penal.

Participaram do curso, na quarta-feira (3), 20 policiais penais Estaduais, Federais e da Força Nacional. A capacitação foi aplicada pelo policial penal Hadaelson Oliveira de Souza e a psicóloga do Núcleo de Assistência ao Servidor, Taísa de Lima Vianna, com a seguinte grade educacional:

• Princípios básicos da comunicação não-violenta;
  • Técnicas para expressar sentimentos e necessidades de forma respeitosa;
  • Diálogos no ambiente de trabalho;
  • Escuta ativa e seus benefícios;
  • Inteligência emocional;
  • O que é e como ter domínio da inteligência emocional;
  • Empatia e relacionamento interpessoal;
  • Mediação de Conflitos;
  • Objetivo, Condutas e Técnicas de Mediação de Conflitos; e
  • Comunicação Não-Violenta.

ARMAMENTO E TIRO

Dezoito policiais penais Estaduais participaram do Curso de Armamento e Tiro na quinta-feira (4). O aperfeiçoamento foi instruído pelos policiais penais Caio Custodio e Ericson Árlley, com a seguinte grade educacional:

• Regras de Segurança;
  • Nomenclatura, funcionalidades de peças;
  • Desmontagem e Montagem;
  • Fundamentos do tiro;
  • Posições e técnicas de tiro;
  • Técnicas de recarga – Administrativa, Emergencial e Tática;
  • Técnicas de deslocamento;
  • Uso de coberturas e barricadas; e
  • Solução de panes.

Para a diretora de políticas penais, Larissa Guedes, ofertar as capacitações para os servidores estimula diretamente no entusiasmo em que suas práticas de trabalho são executadas, sendo então realizadas com maior segurança e assertividade.

Texto: Larysse Rodrigues
Fotos: Fran Carlos Passos e Quetlen Caetano

Capacitação, Cursos, Direitos, Educação, Governo, Governo Fez e Faz, Justiça, Legislação, Polícia, Porto Velho, Porto Velho, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Tecnologia