Governo de Rondônia
26/12/2024

MUTIRÃO PEDIÁTRICO

Crianças que aguardavam por cirurgias são operadas em força-tarefa do Hospital Infantil Cosme e Damião

16 de agosto de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Maria Clara de Lima de 11 anos é um caso incomum de cálculo na vesícula em criança

 

Cerca de  600 crianças, que estão aguardando por uma cirurgia eletiva através do Sistema Único de Saúde (SUS), estão passando por uma triagem feita pela equipe de cirurgiões do Hospital Infantil Cosme e Damião (HICD) para o mutirão de cirurgias pediátricas, iniciado pela  Secretária Estadual de Saúde (Sesau) no dia primeiro de agosto.

Aguardando há cerca de um ano pela cirurgia de retirada da vesícula, Maria Clara de Lima, 11 anos, é um caso incomum de cálculo na vesícula em criança. A mãe da menina, a dona de casa Raimunda Nonato Lima, conta que quando descobriu e foi recomendada a cirurgia ficou bem apreensiva.

 ” Graças a Deus nós tivemos o acompanhamento de três em três meses aqui no Hospital para fazer as avaliações até o momento da cirurgia. E, agora, está tudo bem. Estamos esperando para ter alta e ir pra casa”, contou aliviada a mãe de Maria Clara.

O agricultor Sandro Luciano Costa Silva veio do município de Alto Paraíso com o filho

Sérgio Pereira, diretor do HICD, explica que neste primeiro momento serão realizadas as cirurgias de fimose, hérnia, hipospádia e hidrocele, todas no Hospital de Base, em Porto Velho. “São cirurgias mais simples, em que o paciente não precisa ficar um longo período internado, podendo ter alta em até 24 horas. São realizados em torno de quatro procedimentos durante a noite no Hospital de Base, todos os dias. Para isso, contamos com o reforço de mais um cirurgião.”

O agricultor Sandro Luciano Costa Silva veio do município de Alto Paraíso com o filho Cristiano Henrique da Silva, 3 anos, que precisa realizar a cirurgia de hidrocele e fimose. “Estávamos aguardando há um ano, então nos ligaram para ele fazer a consulta, nós viemos e já foi marcada. É uma cirurgia simples, a previsão é que ele tenha alta já no dia seguinte.”

“Após a triagem, é marcada a data da cirurgia, as crianças internam durante o dia no HICD e à noite são transferidas para o HB. Após o procedimento retornam para o Cosme e Damião”, completou o gerente da unidade.

 

Leia Mais

Mutirão de cirurgias eletivas em crianças pretende zerar fila de espera

Projeto de Acolhimento e Orientação Multidisciplinar é realizado no João Paulo II, em Porto Velho

População de Rondônia deve se atentar aos cuidados com a saúde no verão amazônico; fumaça agrava doenças respiratórias


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Dislene Queiroz
Fotos: Dislene Queiroz
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo