EDUCAÇÃO

Coordenadoria de Educação de Rolim de Moura aplica simulado online nas escolas estaduais

25 de março de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Os técnicos da CRE de Rolim de Moura estiveram coordenando o simulado on-line

Buscando inovar e usar a tecnologia a favor dos estudantes, a Coordenaria Regional de Educação de Rolim de Moura (CRE/RM), por meio da gerente Pedagógica, Claudineide Silva, propôs para a equipe do Núcleo Tecnologia Educacional (NTE), o desafio de elaborar um método para a aplicação do simulado para mais de dois mil alunos, regularmente matriculados no ensino fundamental I e II (5 e 9 anos) ensino médio, reduzindo ou zerando os custos com recursos humanos e/ou materiais através da tecnologia.  Sendo proposto pela a equipe do NTE a realização das avaliações on-line.

Os simulados e aulões pretende desenvolver melhoria na qualidade no ensino nos estabelecimentos da rede estadual de Rondônia e buscar elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), atingindo as metas propostas para 2019.

O simulado tem como objetivo traçar um perfil prévio dos alunos, analisar suas necessidades de aprendizado e somar forças juntos às unidades escolares, com o intuito de elevar os índices de resultados nas avaliações externas.

O simulado online, elimina a impressão das avaliações e simultaneamente, o sistema já verifica os erros e acertos dos avaliados e elabora os gráficos de desempenho. Neste caso, o recurso humano será aplicado somente na elaboração e aplicação das avaliações. Não sendo necessário, portanto, o emprego de profissionais para correção, tabulação de resultados e elaboração de gráficos.

Os estudantes participaram do simulado on-line em Rolim de Moura

Após aprovação da proposta pela Coordenação da (CRE), coube Equipe do NTE o encargo da adequação e preparação do Simulado on-Line, levantamento, por escola, dos equipamentos e preparação dos Laboratórios de Informática, bem como o acompanhamento técnico nos dias de aplicação.

A elaboração das questões, em conformidade com os descritores, ficou ao encargo das Coordenadoras de Ensino Fundamental I (Vanusa e Clotildes), Coordenadoras do Ensino Fundamental II (Mara, Marta e Simone) e Coordenadoras do Ensino Médio (Tania e Ivone). Um trabalho em conjunto de todas as equipes, com a Gerente Pedagógica Claudineide Silva, a estruturação logística da aplicação.

O cronograma de aplicação iniciou-se no final da primeira quinzena do mês de março, envolvendo servidores de diversos setores da CRE Rolim de Moura, e tem término previsto para primeira semana de abril.

“A equipe está de parabéns, além de eliminar custos, o sistema on-line facilitou o trabalho de correção, o método ficou bem prático e ágil”, destacou a Coordenadora da Regional de Educação de Rolim, Adriana Judite.

Texto: Ricardo Barros
Fotos: Ricardo Barros