Governo de Rondônia
23/11/2024

AÇÃO

Coordenadoria de almoxarifado da Sesau realiza regularização patrimonial

22 de dezembro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Com os registros e regularização de imóveis públicos, o Estado garante a transparência e segurança jurídica diante do adequado uso dos recursos públicos

A Coordenadoria de Logística, Almoxarifado e Patrimônio (GLAP) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) iniciou em janeiro, um inventário físico para a regularização de bens móveis, imóveis e materiais, com o objetivo de localizar e reconhecer formalmente patrimônios públicos do Governo de Rondônia. Com os registros e regularização de imóveis públicos, o Estado garante a transparência e segurança jurídica diante do adequado uso dos recursos públicos.

A coordenadora do GLAP, Vanessa Queiroz destacou a importância da ação de localização de bens. “O controle patrimonial é uma atividade administrativa que visa à preservação e defesa deste acervo. Este controle consiste no registro, na identificação da utilização, do estado de conservação dos bens e na sua localização no espaço físico da organização ou fora dela. Consiste também na retirada do bem do acervo patrimonial”, salientou.

O secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha enfatizou sobre o empenho para regular e garantir a transparência para a população e demais órgãos públicos. “Dessa forma, evitando que esses objetos, imóveis e  móveis fiquem subutilizados ou abandonados. Isso contribui para uma gestão mais eficiente dos recursos públicos”, afirma o gestor. 

MÓVEIS PÚBLICOS REGULARIZADOS

O GLAP realizou este ano, visitas em 22 nas unidades hospitalares e 36 unidades administrativas, onde foram localizados móveis, objetos e foram devidamente registrados. Dentre eles: veículos, máquinas hospitalares, equipamentos para execução de exames, bens inservíveis e entre outros. 

A coordenadora Vanessa Queiroz conta sobre as visitas. “Fomos com o objetivo de cumprir a identificação de matrículas, atualização dos valores mercadológicos dos imóveis e obter a transparência necessária para estar conforme a legislação vigente”, disse.

Cerca de 210 bens inservíveis foram direcionados à Associação Acolhedora Vencendo Gigantes

BENS INSERVÍVEIS  

Os bens inservíveis são materiais que não podem mais ser utilizados para o fim destinado ou função, devido à perda de suas características ou qualidade, porém podem ser doados para entidades de caridade para serem reciclados ou troca de investimentos.

Foi realizada no mês de novembro, a doação desses materiais que contabilizaram cerca de 210 bens inservíveis, os quais foram direcionados à Associação Acolhedora Vencendo Gigantes (AAVG), que é um centro terapêutico e tratamento contra álcool e drogas. 

O governador do Estado de Rondônia, Marcos Rocha destacou que, “essas ações são medidas para a valorização dos imóveis públicos regularizados, além de gerar benefícios financeiros para a administração pública, contribuindo para o desenvolvimento econômico local e a melhoria da qualidade de vida da população”, enfatizou.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Lara Lívia
Fotos: Johnatan Kalawine e Raimundo Santos
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Economia, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo